PL na Assembléia Legislativa de São Paulo proíbe criação de animais para extração de pele

O deputado Feliciano Filho protocolou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) um projeto de lei que visa proibir a criação de qualquer animal - doméstico, domesticado, nativo, exótico, silvestre ou ornamental - com a finalidade de extração de pele. "Os animais criados para esta finalidade sofrem maus tratos, pois são submetidos ao confinamento, que provoca transtornos comportamentais, tais como auto-mutilação ou canibalismo. A retirada da pele é ainda mais cruel. Embora alguns criadores informem que submetem os animais a anestésicos ou adormecem com éter, muitas vezes a realidade é outra. Frequentemente eles são pendurados pelo rabo, tendo o pescoço torcido a um ângulo de 90º. Muitos animais agonizam com o pescoço deslocado e permanecem vivos enquanto a pele é retirada", informa o parlamentar.


A proposta tem como principal finalidade proteger as chinchilas, que são animais abatidos exclusivamente para satisfazer o comércio de peles, já que o consumo de sua carne não é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se o projeto for aprovado, será permitida a criação de chinchilas apenas para atender a demanda de animais de estimação.

O projeto de lei será encaminhado às comissões de análise da ALESP, antes de ser incluído na ordem do dia para votação. E para que ele seja aprovado, precisamos pressionar a Assembléia: entre no site e manifeste seu apoio ao projeto! Ou mande um email para que os demais deputados apóiem este projeto. Afinal, como declarou o deputado: "Uma sociedade justa não pode permitir que animais paguem com suas vidas pela vaidade humana".

Outros textos de interesse:

Se cão e gato são mercadoria, Código de Defesa do Consumidor em quem vende!
Crueldade com animais X violência doméstica contra a mulher: uma conexão real
Cães e gatos: não compre, adote! E não abandone!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...