Quase 100% dos brasileiros condenam atividades agropecuárias em APPs

Impressionantes 91% dos brasileiros ouvidos em pesquisa do Datafolha condenam a manutenção de atividades agropecuárias em áreas de preservação permanente (APPs), ecoando a opinião da presidenta Dilma Roussef, que classificou de vergonhosa essa emenda ao Código Florestal aprovado pelo Congresso Brasileiro. E assim como o Ministério da Fazenda, também 79% dos brasileiros são contra o perdão de multas impostas a produtores rurais que desmataram ilegalmente e apóiam o veto prometido de Dilma caso o código aprovado no Senado preveja anistia a desmatadores. Ou seja, podemos concluir não só que o brasileiro rejeita o atual texto do Código Florestal, mas também que não foi por acaso que os atuais membros do Poder Executivo tenham vencido as eleições no ano passado: a sintonia com a opinião popular é inegável!



A Pesquisa Datafolha foi feita com 1.286 pessoas maiores de 16 anos no campo e nas cidades entre os dias 3 e 7 de junho a pedido das ONGs Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Imaflora, Imazon, Instituto Socioambiental, SOS Mata Atlântica e WWF Brasil. Ela evidenciou que o viés ruralista do Congresso está fora de sintonia com a opinião pública: para 85% dos entrevistados, a legislação deve priorizar a proteção das florestas e dos rios mesmo que isso prejudique a produção agropecuária. O levantamento mostrou ainda que o assunto teve ampla repercussão: mais da metade da população (62%) tomou conhecimento da votação. Sobre cultivos em APPs, 66% defendem que apenas as culturas que fixam o solo devem ser mantidas e 25% são a favor de retirar todos os cultivos dessas áreas.

Além disso, 77% acham que a discussão do código deve ser adiada para que a ciência possa se manifestar. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Academia Brasileira de Ciências pedem que o Congresso espere dois anos para que todos os estudos técnicos sejam feitos.

Se vox populi, vox Dei, então o Senado terá que corrigir o equívoco da Câmara que deixou de representar seus eleitores para representar segmentos econòmicos que, embora extremamente importantes para o Brasil, são apenas uma parte de nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...