Os donos do Daily Mail levam as mudanças climáticas a sério. O jornal, não.

Este artigo de Bob Ward, diretor de políticas e comunicação do Instituto Grantham de Pesquisas sobre Mudança do Clima e Meio Ambiente na London School of Economics and Political Sciences, publicado em www.guardian.co.uk, explicita a esquizofrenia empresarial sobre mudanças climáticas que aflora quando o tema fica restrito a um departamento, ao invés de integrar a cultura corporativa da organização. Através do exemplo do Daily Mail, também fica evidente que o Relatório de Sustentabilidade é um instrumento de mudança extremamente válido, mas não suficiente para envolver e engajar o público interno.


"Os proprietários do Daily Mail levam as mudanças climáticas muito a sério. Tanto que o mais recente relatório anual do Daily Mail e General Trust (MSGt) se vangloria de que a empresa reduziu suas emissões de dióxido de carbono em mais de 13% desde 2007, bem à frente de sua meta de um corte de 10% até 2012. E aponta que MSGt "alcançou a certificação Carbon Trust padrão para todas as operações no Reino Unido, incluindo todas as subsidiárias" no final do ano passado para "boas práticas na medição de carbono, gestão e redução".
Em seu site, a MSGt registra que realizou uma revisão em 2008 para identificar "os principais riscos e oportunidades para o grupo gerados pelas mudanças do clima." Esta revisão foi realizada por uma das filiais MSGt, a Risk Management Solutions (RMS), uma empresa (para quem trabalhei entre 2006 e 2008), com sede na Califórnia que constrói softwares de risco usados pela indústria de seguros. A RMS descreve que a revisão "complementa os esforços sendo feitos para medir e reduzir a pegada de carbono MSGt" e observou que "consistiu em uma avaliação completa dos riscos das alterações climáticas para a MSGt bem como das oportunidades para criar valor ".
Ao reconhecer a necessidade de limitar os impactos das mudanças climáticas através da redução das emissões de dióxido de carbono e outros gases-estufa, MSGt é como qualquer outra empresa grande, com visão firmemente focada no bottom line. Nenhuma empresa que queira continuar a ser rentável pode dar ao luxo de ignorar os riscos das mudanças climáticas.
Então, por que ninguém disse isso ao corpo editorial do Daily Mail?
Na semana passada, um editorial advertiu os leitores que "enormes incertezas cercam a ciência da mudança climática", e trovejou: " A um custo imenso, o governo está cegamente comprometendo a Grã-Bretanha com as metas mais ambiciosas do mundo para cortar as emissões de carbono". Talvez a equipe editorial do Daily Mail deva se perguntar-se porque os controladores aparentemente não compraram a versão dos chamados céticos das mudanças climáticas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...