Você acredita que o colar desta foto é feito de garrafas plásticas recicladas? A iniciativa é da artista plástica britânica Florie Salnot, que desenvolveu uma técnica de upcycle que além de permitir a criação de peças belíssimas também é perfeitamente adequada à inclusão das comunidades pobres que vivem na região do deserto do Saara.
Na transformação das garrafas em verdadeiras jóias são usados equipamentos simples, disponíveis nos campos de refugiados onde o material é coletado e processado: areia quente, facas e pigmentos. As garrafas plásticas são pintadas, cortadas em tiras finas e então submergidas na areia quente, o que leva o material a encolher, assumindo um determinado molde que exige depois apenas alguns acertos antes de ser transformado em arte usável.
O projeto foi implantado no campo de refugiados de Saharawi, na Algéria, norte da África, em parceria com a ONG Sandblast. Lá, onde praticamente não existem recursos para assegurar a sobrevivência da pessoas a não ser o lixo, este se torna fonte de recursos – e prova de que reciclagem, estética e empreendedorismo não são excludentes entre si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário