Os países mais verdes do mundo

Você conhece o Índice de Performance Ambiental (EPI)? Trata-se do ranking dos países mais verdes do mundo. Elaborado pelas universidades Columbia e Yale, nos EUA, ele classifica 163 nações de todo o mundo segundo 25 critérios que, cruzados, mostram quais são os países mais verdes no mundo. No ranking da última edição – isso antes do recorde de desmatamento na Amazônia, da aprovação do Código Florestal, das mortes ligadas a madeireiros e carvoeiros na região Norte, do recorde de 7 milhões de veículos na cidade de São Paulo que consagra o transporte individual movido a combustível fóssil como opção preferencial da maior cidade do País – o Brasil ocupava a 62ª posição. Atrás dos Estados Unidos, o segundo maior emissor global dos gases causadores do efeito estufa.


Segundo o ranking da EPI, os dez países mais verdes do mundo são:

1 – Islândia
2 – Suíça
3 – Costa Rica
4 – Suécia
5 – Noruega
6 – Ilhas Maurício
7 – França
8 – Áustria
9 – Cuba
10 – Colômbia

O EPI é elaborado a partir da análise de indicadores relacionados com a vitalidade do meio ambiente e seus efeitos sobre a saúde. Em meio ambiente são considerados dados referentes a mudanças climáticas, agricultura, pesca, reflorestamento, água, biodiversidade e poluição do ar. Na questão da saúde, avalia-se o quanto o meio ambiente é causador de doenças, bem como o efeito da poluição e da qualidade da água sobre a saúde humana. Por isso, nota-se que entre os 10 primeiros colocados estão nações reconhecidas por seus cuidados com a questão da saúde. Nota-se, também, que os países desenvolvidos que integram o top 10, ausência dos grandes titãs industriais: não por acaso, a China, hoje o maior abastecedor global de todo tipo de mercadoria produzida industrialmente, ocupa a 121ª posição. Ou seja, sem desmerecer os avanços destes países, não podemos deixar de reconhecer que a limpeza de algumas nações decorre da mera terceirização, para outros países, de plataformas e métodos produtivos sujos.

Onde o Brasil foi mal no EPI: na avaliação dos itens relacionados com mudanças climáticas e poluição do ar foi onde tiramos as notas mais baixas. Considerando-se os rumos do atual governo, na próxima edição do EPI devemos estar ainda pior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...