Mercado de Carbono encolhe com dúvidas sobre continuidade do Protocolo de Quioto

Um dos mais sérios nós que os negociadores da ONU terão que desatar este ano refere-se à continuidade do Protocolo de Quioto. E como ele regula os chamados Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), todo esse esquema transacional que permite converter em créditos o carbono que você deixa de emitir está em risco.


O valor total do mercado global de carbono estagnou em US $ 142 bilhões. A tendência de queda é registrada em relatório do Banco Mundial, Estado e Tendências do Mercado de Carbono 2011, que abrange os últimos cinco anos até 2010 e que mostra que a queda está fazendo este setor valer menos que valia em 2005, primeiro ano do Protocolo de Quioto. Em 2010, 84% das iniciativas regionais de gases do efeito estufa foram da Europa. Foram elas que asseguraram o valor do mercado. Sem a Europa, o colapso teria sido ainda maior. E pelas últimas notícias, o velho continente não mudará de posição: transações secundárias no mercado de MDL conduzidas sob a égide do Emissions Trade Scheme da União Européia voltaram à pauta nas últimas semanas, quando a negociadora de clima do bloco, Connie Hedegaard, anunciou que as companhias aéreas européias passariam a fazer uso desse mecanismo para neutralizar suas emissões. O setor aéreo é um dos maiores emissores globais de CO2.

Mas más notícias vem de todo lugar. Nos EUA, o cap and trade não vingou. Mesmo na Califórnia, um estado considerado mais verde que o restante das unidades da federação, a legislação a esse respeito está sendo contestada judicialmente. Até e além de 2012, os autores do relatório só vêem demanda da Europa, o que significa pouco incentivo para que os desenvolvedores do projeto invistam mais.

A exceção é o setor privado. Segundo o relatório anual da Ecosystem Marketplace e Bloomberg New Energy Finance, que reúne dados de quase 300 participantes no mercado, o mercado voluntário de carbono teve um aumento de 34% em 2010, negociando um número recorde de 131 milhões de toneladas de equivalente dióxido de carbono. Enquanto os EUA foram responsáveis pela maior parte das transações, no valor de US $ 424 milhões no total, o crescimento do mercado foi mais forte nos países em desenvolvimento. Esse movimento de compensação voluntária é consequência das políticas de responsabilidade social das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...