Cães e gatos: não compre, adote. E não abandone!

Demorou, mas finalmente a Prefeitura de São Paulo uniu forças com ONGs para enfrentar o problema do abandono de cães e gatos na cidade. Para isso, ela lançou um site simples e amigável para facilitar a adoção. Nele, é possível selecionar os animais disponíveis por sexo, porte, idade e até tamanho do pelo. Todos os bichos são vacinados, castrados e com o RGA (Registro Geral Animal). O interessado na adoção paga apenas uma taxa de R$ 14,60. Nesse mesmo site, donos de animais que fugiram podem anunciá-los e pessoas que encontrarem cães ou gatos perdidos nas ruas podem cadastrá-los (incluindo fotos) para que eles também façam parte das buscas dos internautas.

Outra ferramenta interessante do site é o teste on-line para que o visitante descubra se está preparado para cuidar de um bicho de estimação. Vídeos com depoimentos de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de gente que já adotou animais de estimação também poderão ser vistos pelos internautas. A página traz ainda dicas para quem quer adotar um animal, material didático para crianças e professores e notícias e informações sobre o CCZ. Também está disponível o calendário com as ações que a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) realiza durante o ano, assim como os endereços dos postos onde é possível vacinar os cães e gatos.

A questão do abandono de animais é séria: infelizmente, não há estatísticas consolidadas, mas basta um olhar atento às ruas e dificilmente você ficará um dia sem ver um animal abandonado. O gatilho do abandono pode ser financeiro ou a dificuldade de lidar com o bichinho, mas a causa é uma só: vê-lo como objeto e não como ser vivo. É justamente este o viés reforçado pela campanha publicitária da Prefeitura:


E quando for comprar ração para seu cachorro, não se esqueça: quem doa para associações de animais abandonados é a Pedigree, patrocinadora de uma das campanhas mais emocionantes sobre o tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...