China passa EUA e é hoje o maior emissor de CO2 no mundo

Em números per capita, as emissões de CO2 da China parecem inofensivas. Pudera: o país é o mais populoso do planeta. É também uma economia emergente, que cresce a taxas agressivas – e que tem no carvão a base prioritária de sua matriz energética. Não surpreende, portanto, que tenham alcançado o topo do ranking dos maiores emissores de CO2 do planeta, deixando os EUA em segundo lugar. Esta é uma das conclusões de relatório divulgado hoje pelo Greenpeace, que mostra ainda que graças à prevalência do carvão para gerar energia elétrica, as três maiores empresas de energia da China - Huaneng, Datang and Guodian - emitiram mais CO2 do que a Grã-Bretanha em 2008.

Ao todo, as 10 maiores empresas chinesas de energia, responsáveis por 60% do abastecimento do país, queimaram 590 milhões de toneladas de carvão, emitindo 1,14 bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Com essa mesma quantidade de carvão, poderiam ter feito muito melhor: lá, são emitidos 752 gramas de CO2 por Kw/hora, enquanto no Japão são apenas 418 g.

O relatório reconhece que há um esforço para melhorar a eficiência do sistema: usinas de baixa eficiência, responsáveis por 54 gigawatts de energia, foram fechadas nos últimos anos. Para se ter uma idéia, esse total supera a capacidade instalada na Austrália. Matérias na mídia chinesa falam em investimentos entre US$ 200 bilhões e US$ 600 bilhões para limpar a matriz energética chinesa nos próximos anos. A Guodian, uma das 3 maiores empresas de energia da China, instalou no ano passado quase 3 gigawatts de energia eólica, tornando-se a maior empresa do segmento na Ásia. Ainda assim, permanece como exceção: somente 3 das 10 maiores empresas de energia da China produzem 10% ou mais de energia de fontes renováveis. E talvez por um tempo maior do que os próprios chineses gostariam: devido à falta de linhas de transmissão, bem como por uma performance abaixo do esperado, a energia eólica não está atendendo as expectativas projetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...