Mesmo com uso de ecobagas, jogaremos 27 bilhões de sacolas plásticas no lixo até 2012

Tive acesso ao texto abaixo, de autoria da FUNVERDE, Fundação Verde, sobre plásticos oxi-biodegradáveis que, com autorização deles, reproduzo aqui em virtude da enorme quantidade de informações sobre o tema. Vale a pena ler para entender melhor a questão do uso das sacolas plásticas.
___________________________________________________________________

Nós da FUNVERDE, FUNDAÇÃO VERDE acordamos o país em 2005 para o problema dos plásticos quando abordamos o problema das sacolas plásticas de uso único que era e ainda continua sendo usada na maioria das cidades brasileiras. Acordamos também para o problema de resíduos sólidos urbanos.

Quando optamos pela tecnologia D2W de plásticos oxi-biodegradáveis, procuramos todos os laudos e solicitamos mais alguns aos fabricantes para podermos nos posicionar. Todos os laudos, sem exceção, falavam a mesma coisa, o plástico oxi-biodegradável é seguro para o ambiente, é menos prejudicial ao meio ambiente do que o plástico convencional e o ciclo de vida dele é infinitamente menor do que o ciclo de vida do plástico convencional. Sabemos que o ideal é a não utilização do plástico, mas a sociedade moderna não consegue mais sobreviver sem o plástico.

Agora, podemos perguntar: O que as petroquímicas e a indústria fabricante de plásticos está fazendo, desde que este material foi criado, para limpar o lixo que produzem? Nós sabemos que, infelizmente, nada.

A Basf fala de plástico biodegradável [nota: esta foi uma troca de correspondência com a Basf, mas poderia ser com Dow ou Braskem, que têm atuação idêntica]. Qual o sentido em se utilizar recursos naturais cada vez mais escassos, consumindo água limpa e terra fértil para plantar produtos para se produzir o plástico? Mais de 1 bilhão de pessoas estão passando sede e fome no planeta. Será que a Basf irá enviar sacolas biodegradáveis usadas para os famintos e sedentos saciarem sua fome e sede?

Ela [Basf] fala que só é biodegradável se se biodegradar em 6 meses. Mas espere um pouco, fazer plástico de comida para se degradar em 6 meses ou usar a nafta que é um subproduto do petróleo para fazer plástico que se biodegrada em 18 meses? Nós ficamos com a segunda opção, certamente. Os 18 meses do plástico oxi-biodegradável é bem melhor para o planeta do que os 500 anos do plástico convencional e muito melhor do que usar terra fértil e água limpa para plantar plástico.

Se nossa matriz energética é o petróleo, por que plantar plástico? Para cada barril de petróleo refinado, temos uma sobra de 7% de nafta que, se não for transformada em plástico, será queimada, aumentando a temperatura do planeta sem ter tido utilidade alguma para a humanidade.

O que precisamos diminuir urgentemente é o tempo de vida do plástico. É inadmissível você usar uma sacola plástica por meia hora e ela ficar de herança para nossos mais longínquos descendentes. É o cúmulo você comer um pão, tomar um iogurte, tomar suco, café e água em copos de plásticos em minutos, usar xampu, tomar água em garrafa pet, usar margarina e depois as embalagens ficarem por séculos como um passivo ambiental que será herdado pelos humanos que ainda nem nasceram resolverem. Isso só para citar alguns exemplos da infinidade de produtos plásticos utilizados diariamente e que ficam séculos poluindo nosso único lar, o planeta terra.

A FUNVERDE, em 2004, quando decidiu criar um projeto para desplastificar o país pesquisou por um ano uma tecnologia que imediatamente pudesse mudar nosso destino de ficar soterrados em montanhas de plásticos.

Não somos contra os plásticos, somos apenas contra o tempo de duração do plástico, somos contra o plástico que é descartado no meio ambiente, entupindo bueiros, matando animais, poluindo terra e mares pelo mundo afora.

Sabemos que tudo antes de se biodegradar tem que se degradar, então, é claro que o plástico oxi-biodegradável primeiro se quebra em pequenos pedaços para depois ser consumido por microorganismos, assim como uma laranja, um papel, uma borboleta.

A cada dia mais cidades e estados adotam a tecnologia de oxi-biodegradabilidade como uma solução imediata para os plásticos, pois contam com laudos que garantem a eficácia e segurança da tecnologia.

No estado do Paraná, o primeiro estado a obrigar a utilização de sacolas ambientalmente corretas, entre as quais as plásticas oxi-biodegradáveis, sacolas de papel não laminado ou sacola retornável, não o teria feito se não confiasse nos laudos.

A FUNVERDE apóia e difunde esta tecnologia, incentivando a criação de leis banindo as sacolas de plástico convencional e as trocando por plástico oxi-biodegradável, papel, ou retornável. Fazemos isto porque reclamar é algo que não temos mais o direito ou tempo para fazer. Antigamente reclamar de tudo dava ibope, todos gostavam de falar mal de tudo, sem ter solução para nada, mas agora chegou a hora que resolver o problema dos plásticos e de todos os resíduos sólidos, antes que não tenhamos mais tempo.

Logo que iniciamos o projeto, tínhamos uma previsão de curtíssimo prazo para podermos resolver o problema da plastificação, mas está sendo mais difícil do que pensávamos, porque tem muitos interesses quem nem conhecíamos de organizações que querem destruir toda a vida deste planeta, somente por ganância.

Vamos colocar em números?

As grandes redes Wal-mart, Carrefour e Pão de Açúcar, juntas, jogam nos lixões, fundo de vale, rios, lagos, aterros sanitários e mar do país, mais de 450 milhões de sacolas plásticas de uso único somente de boca de caixa por mês. Eles estão com o compromisso de acabar com METADE das sacolas até 2012. Se contarmos o aumento do número de consumidores, temos que estas três redes de supermercados terão jogado no país 27 bilhões de sacolas até 2012.

Você tem idéia do tamanho de uma montanha feita de 27 bilhões de sacolas plásticas? Por que citamos estas três redes? Porque ao invés de usarem as sacolas oxi-biodegradáveis e diminuir o tempo de vida útil destas sacolas, eles preferiram aumentar a espessura das sacolas em 30%? Como você pretende diminuir o lixo aumentando a espessura do lixo? É no mínimo incoerente ...

Sacolas plásticas não são recicladas, porque é necessário coletar 1.000 delas para conseguir o mesmo dinheiro que se consegue coletando 70 latas de alumínio. E para complicar este quadro, a maioria das sacolas plásticas é utilizada para acondicionar lixo doméstico, o que praticamente inviabiliza sua reciclagem devido a contaminação.

Outro problema muito comum é que estas sacolas plásticas são leves e acabam voam para todos os cantos, causando poluição, enchentes.

Esta é a embalagem ideal. Num país em que a reciclagem nem chega a 0,8%, o ideal é uma embalagem de ciclo de vida curto, para que não fiquem séculos poluindo o planeta, obrigando a criação de mais e mais áreas de aterros e lixões. Temos que aproximar o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto contido na embalagem.

Para se ter idéia do problema dos plásticos pelo mundo, veja abaixo alguns dados.

20% de todo resíduo sólido urbano gerado corresponde a plástico.

50% de todo o plástico corresponde às sacolas plásticas que são utilizadas somente por meia hora e depois jogadas no planeta para ficar poluindo por 500 anos.

Conforme dados oficiais do governo, somente 0,8% do lixo coletado diariamente, é reciclado no Brasil.

Sabemos que 80% de todo o plástico consumido é de uso único e é utilizado por no máximo 6 meses de depois fica 5 séculos poluindo o planeta.

Num país com 5.500 cidades, com a falta de interesse político e não se importando com o lixo, é fácil de imaginar a quantidade de cidades que fazem um programa municipal de reciclagem. A maioria joga o lixo em qualquer lixão em fundo de vale e está na hora de mudarmos o conceito das embalagens de plástico, assim estaremos diminuindo em 20% do problema do lixo e aumentando a vida útil dos lixões e aterros em 20%.

A maioria dos dos lixões e aterros estão chegando ao fim de sua vida útil, eles não tem mais espaço para colocar tanto lixo, pois falta um programa sério de compostagem e reciclagem, com multas para quem não segregar o lixo.

Com uma pequena ação, somente levando suas sacolas retornáveis para fazer compras, 10% de todo o lixo do planeta sumiria. Se depois de todos estes dados as pessoas não mudarem e deixarem de falar mal de tecnologias comprovadamente eficazes, será que merecemos este planeta?

FUNVERDE - Fundação Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...