Pacto Global lança Fórum de Soluções em Direitos Humanos


O Pacto Global acaba de lançar um site para engajamento das empresas na discussão dos impactos da defesa dos direitos humanos no mundo empresarial. Denominado Fórum de Soluções em Direitos Humanos, ele tem por objetivo ampliar o entendimento global dos temas relacionados com direitos humanos e identificar soluções práticas para os dilemas enfrentados no cotidiano de quem está implantando uma gestão sustentável.

Como a proposta se baseia na participação direta e efetiva das empresas, o site foi desenvolvido de forma muito amigável. Ele contém uma ampla relação de temas relacionados com direitos humanos, que vai de discriminação e remuneração até acesso à água, segurança pessoal e liberdade de expressão. Em cada um, é possível encontrar uma breve descrição e um guia que mostra como o tema está relacionado com o mundo empresarial e de que forma pode afetá-lo. Isso facilita a identificação da existência ou não de dilemas relacionados com direitos humanos na empresa, a qual pode então compartilhar suas informações pelo site.
Serão abertos para discussão os itens de maior materialidade, ou seja, os mais reportados pelas empresas que acessarem o site. Como ele acabou de ser lançado, essa etapa ainda não começou.
A iniciativa foi concebida dentro do melhor espírito de engajamento de participação de stakeholders. Por isso, deve resultar em retratos bastante próximos da realidade vivida pelas empresas. Com a vantagem de não se tratar apenas de diagnóstico, mas de troca efetiva de conhecimento e busca por soluções concretas.

Questões relacionadas com direitos humanos estão na base da maioria dos desafios enfrentados pelas empresas que optaram pela sustentabilidade em sua gestão. Por trás de qualquer indicador GRI existe um ou outro direito do ser humano que precisa ser assegurado. Mesmo em assuntos de meio ambiente ou de finanças, a base são pessoas: é para elas que produzimos, geramos receita e tentamos melhorar nossos indicadores ambientais. As empresas foram feitas por pessoas e para as pessoas: é disso que o Pacto Global está falando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...