Segundas Sem Carne - você topa a proposta?

Está sendo lançada hoje no Reino Unido a campanha Meat Free Monday. Seguindo o exemplo da cidade belga de Ghent, ela propõe que fiquemos sem comer carne um dia na semana. Para os organizadores trata-se de uma iniciativa simples, fácil de ser adotada, e que pode contribuir com a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera, já que estudos da ONU indicam que o gado é o terceiro maior emissor, com 18%.

No site da campanha é possível baixar materiais de divulgação, bem como inscrever-se para recebimento de uma newsletter semanal com receitas feitas sem carne de Linda McCartney: sim, a campanha conta com o apoio de Paul McCartney, além de outras celebridades como Chris Martin e Sheryl Crow. Chefs do Reino Unido prometeram menus vegetarianos em seus restaurantes em apoio à iniciativa – o que, diga-se de passagem, não é nenhuma novidade por lá: desde o início deste ano que os hospitais do serviço nacional de saúde britânico oferecem opção de menu vegetariano aos pacientes.

A tendência certamente é que esse tipo de iniciativa ganhe fôlego em todo o mundo, já que especialistas da ONU acreditam que esta é uma das maneiras mais fáceis e efetivas da população contribuir espontaneamente para a redução dos gases de efeito estufa.

E você, o que acha da idéia? Topas ficar um dia por semana sem comer carne??

2 comentários:

  1. Acho uma ótima! Faz bem pra saúde ambiental e pra saúde física também! Palavra de quem aderiu ao não comer carne há alguns meses e confirma os benefícios da ação! Ah, aproveitando a deixa... Na Veja desta semana vi uma matéria um tanto quanto esdruxula sobre o assunto, entitulada: Vaca, a melhor amiga do homem, cheio de comentários non sense sobre pastos, mudanças climáticas devido ao metano das vacas (essa foi de matar!), e como a soja é uma vilã... e ela concluía dizendo como uma vaquinha morta tem inúmeros produtos "indispensáveis" para a nossa vida.... Vale a pena ler pra refletir o assunto e dar algumas boas risadas.... Muy amigos nós somos para as vacas então?

    ResponderExcluir
  2. Acho que a proposta é muito moderada. Dá muito bem para ficar 3, até 4 dias sem consumir carne bovina. podemos substituí-la por outras carnes ou por um cardápio vegetariano, sem estresse. Variação no cardápio só trará benefícios nutricionais e como vimos acima também ambientais.
    Valeu a proposta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...