A comunicação de hoje tem a ver com transparência. A declaração, de Barbara Dubach, vice-presidente de Desenvolvimento Social e Sustentável da Holcim (uma das maiores fabricantes mundiais de cimento e concreto) sintetiza o recado passado no painel “Redefinindo o Marketing e a Comunicação das Empresas num Mercado Socialmente Responsável”, que integrou a programação da Conferência Internacional do Ethos, realizada esta semana em São Paulo.
Com a experiência de quem gerencia uma operação global presente em 70 países e que emprega 90 mil pessoas, Bárbara recomenda que a comunicação comece dentro de casa. “Os funcionários precisam conhecer e viver os valores da empresa. É preciso engajá-los.” Por que? Para que a comunicação seja também um instrumento de sustentabilidade e apóie a empresa na criação de uma cultura sustentável.
Com o mesmo objetivo, Bárbara recomenda que a comunicação externa parta do mapeamento de stakeholders: quem são? do que precisam? quais são os canais de comunicação mais apropriados para estabelecer um diálogo?
A gestão da comunicação voltada ao Desenvolvimento Sustentável na Holcim se dá em duas frentes: melhoria e medição.
Por melhoria, Bárbara classifica a divulgação e a internalização da visão, da missão e das políticas da empresa, o trabalho de comunicação e reputação e a associação a iniciativas relevantes para a cadeia de valor na qual a empresa se inclui, tais como a Cement Sustainability Initiative e o Pacto Global.
Por medição, ela entende pesquisas internas e externas e o engajamento de stakeholders – deixando claro que este último item é uma jornada de longo prazo. Mas vale a pena: segundo Barbara, o engajamento feito de diferentes formas, trazendo os stakeholders para junto da companhia em alguns projetos, é o caminho para colocar a sustentabilidade no DNA da empresa (e não só no relatório).
Barbara encerrou sua apresentação com as cinco dicas que considera imprescindíveis para quem quer se aventurar na comunicação para a sustentabilidade:
1 – Analise a situação por meio de pesquisas.
2 – Comece cedo.
3 – Seja aberto e honesto.
4 – Os fatos devem respaldar a retórica.
5 – Uma vez iniciado o processo, ele não tem fim.
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