Pasárgada, versão Século XXI

Quem já não pensou "Vou-me embora para Pasárgada", repetindo a perfeita síntese que Manuel Bandeira fez do sonho de morar em um lugar idílico, onde se é amigo do rei?

Pois no Século XXI, o que atrai em Pasárgada não é mais a amizade do rei, mas a ausência de carros ou o compromisso de ficar um dia por semana sem comer carne. Face à necessidade de reduzir drasticamente as emissões dos gases causadores do efeito estufa, municipalidades estão investindo em soluções coletivas que alteram hábitos de consumo - com a adesão e o apoio da população.

Este é o caso de Vauban, na periferia de Freiburg, na Alemanha, em cujas ruas não há carros (com exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg, e de umas poucas ruas na zona limítrofe da comunidade). Lá, 70% das famílias não têm automóveis e 57% venderam o carro para se mudarem. Sim, foi exatamente isso que você leu: as pessoas optaram por vender seus carros para ter a oportunidade de morar nesse bairro. Motivo? Qualidade de vida.

Junto com a qualidade de vida, veio o ganho ambiental. Carros de passageiros são responsáveis por 12% das emissões de gases causadores do efeito estufa na Europa, segundo a Agência Ambiental Europeia, e por até 50% em algumas áreas dos Estados Unidos. No Brasil, se expurgarmos os gases gerados pelas queimadas, também teremos nos veículos a principal fonte de emissão de CO2: estima-se que o trânsito de de S. Paulo responda por 5% de todo CO2 emitido em nosso País. Caso queira mais detalhes sobre essa história, que saiu no NYT e foi traduzida pelo UOL, clique aqui.

A Vauban soma-se a cidade de Ghent, na Bélgica. Lá, a tentativa de reduzir a pegada ecológica da localidade tem outro foco: a redução no consumo de carne , já que sua produção, segundo as Nações Unidas, responde por um quinto dos gases que provocam o efeito estufa. Para tanto, a municipalidade propõe um dia vegetariano para todos os habitantes. A iniciativa começará pelo serviço público, que esta semana passa a se alimentar de opções vegetarianas uma vez por semana. Para incentivar a população, 90 mil mapas com indicações de locais onde se vende comida veggie estão sendo distribuídos para os habitantes. Em setembro, o dia veggie deve ser levado para as escolas.

Tais iniciativas estão sendo acompanhadas pelas agências e profissionais de planejamento urbano e têm tudo para se disseminar em outros países. E se você gostou da idéia, cobre de sua prefeitura.

Um comentário:

  1. incríveis as iniciativas, sempre vejo que cada vez mais há esperança. do homem veio o problema, do homem virá as soluções. aprender e reaprender, somos assim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...