Reciclar pessoas

Ciente de que seu produto é feito de materiais recicláveis, mas que não eram reaproveitados por não haver tecnologia que separasse o plástico, o papel e o alumínio que compõem uma embalagem longa vida, a Tetra Pak investiu recursos técnicos e financeiros no desenvolvimento de maquinário adequado, procurou empreendedores dispostos a apostar neste novo negócio, identificou cooperativas de catadores, conversou com o varejo. Em suma, organizou a cadeia produtiva da reciclagem de suas embalagens.

Mas não basta ter a cadeia produtiva: é preciso ter matéria prima para que ela opere. Por isso, a empresa desenvolveu o site http://www.rotadareciclagem.com.br/, onde é possível encontrar o ponto de coleta mais próximo de sua residência. E realizou uma campanha, desenvolvida em duas fases. A primeira, de call-to-action, ou seja, mobilização, envolveu ações nos pontos de venda (detalhe: sem custo, porque os supermercados aderiram à causa) e merchandising em programas de TV, além de um concurso cultural e mídia na internet. Na segunda fase, institucional, a empresa foi para TV e mídia impressa. Juntas, elas geraram mais de 136 mil consultas aos endereços dos pontos de coleta no site www.rotadareciclagem.com.br, elevando o volume de embalagens retornadas para reciclagem para as 50 mil toneladas / ano almejadas para esta etapa.

Mas talvez o resultado mais significativo seja a transformação na vida das pessoas envolvidas. Não deixe de ver o vídeo abaixo, com depoimento de um dos catadores de uma das cooperativas envolvidas no projeto: nele, fica evidente como uma ação de cunho ambiental torna-se mais viva e completa ao incluir o aspecto humano.



Depois de ver esse vídeo, você ainda acha que seu condomínio deve se apropriar dos recursos gerados pela reciclagem? Converse com seus vizinhos, com seus amigos e com o síndico: opte pela doação do seu lixo reciclável para cooperativas. Assim, você não reciclará apenas o lixo: você reciclará seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...