Europa poderá matar mais baleias que o Japão em 2009

Este ano três países da Europa (Noruega, Islândia e Dinamarca) poderão matar mais baleias que o Japão - 1478 contra 1280, para ser mais exata. Os números serão apresentados na reunião desta semana da International Whaling Commission (IWC) na Ilha da Madeira.

O crescimento de 20% em relação aos números de 2008 é justificado – adivinhe? – pela recessão econômica. Depois de quebrar seu sistema financeiro, a Islândia tem propagandeado a indústria baleeira como a salvação da lavoura econômica de lá. A campanha do governo tem inclusive tons nacionalistas com imagens do passado e da tradição pesqueira da ilha. Esqueceram apenas de informar que no passado as baleias não estavam em extinção. E que elas entraram em extinção justamente por causa desse passado nefasto que agora quer ser transformado em motivo de orgulho nacional.

A esta altura, você deve estar se perguntando: mas a pesca de baleias não é só justificada para fins científicos? Não havia uma moratória mundial justamente para tentar preservar a espécie? Como é então que a Islândia vê na indústria baleeira uma saída para a crise econômica? Pois é, a Islândia, junto com a Noruega, está matando baleias comercialmente. A sanha destruidora que já varreu um banco nacional agora navega pelos Mar do Norte pondo fim a uma moratória mundial de 23 anos. Ok, ela sempre foi sistematicamente burlada pelo Japão e suas cotas absurdas de baleias “para pesquisas”, aprovadas por países que recebiam apoio financeiro do Japão em troca do voto na reunião da International Whaling Commission. Mas oficializar sua quebra abre um precedente sério!

Nem preciso dizer que as baleias mortas pelos islandeses e noruegueses serão vendidas no Japão que, desta forma, torna-se responsável por dobrar a matança de baleias no mundo.

E a matança já começou: as duas primeiras baleias Finn foram mortas nesta sexta feira. Até o final do ano, os islandeses esperam trucidar outras 348 – um número até modesto perto do que os vizinhos noruegueses pretendem atingir: 885. Solidária a seus irmãos vikings, a Dinamarca propõe-se metas menos ambiciosas de matança: “apenas” 245. Ela usa como argumento a cultura e os hábitos alimentares das tribos da Groenlândia, que é território dinamarquês semi-autônomo. Mas a carne que supostamente alimentaria as tribos indígenas vai, na verdade, para o Japão.

A grande ironia é que a pesca de baleias não é mais economicamente viável. Estudo do WWF e da Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS) mostra que o Japão gastou US$ 164 milhões em apoio a essa indústria desde 1988. Os subsídios na Noruega, por sua vez, equivalem a quase metade do valor bruto de toda a carne de baleia pescada. Além de dar prejuízo, a indústria baleeira prejudica outros setores, como o turismo baseado na observação de baleias. Apenas para se ter uma idéia do potencial dessa atividade: mais de 115 mil pessoas assinaram um documento afirmando que consideram seriamente a hipótese de visitar a Islândia tão logo o país pare de matar baleias.

A retomada do espírito viking está constrangendo os demais países europeus. A Inglaterra, por exemplo, anunciou que solicitará a inclusão da não-matança de baleias como condição para que um país integre a Comunidade Européia. Um porta-voz do governo da Islândia já falou que aceita discutir a questão da pesca de baleias quando o país solicitar sua entrada na Comunidade – claro, isso não vai se dar de hoje para amanhã! E até acontecer – se é que vai acontecer – centenas de animais já terão encontrado seu fim nos arpões dos navios baleeiros do norte.

O temor dos baleeiros são os ambientalistas mais radicais: o Sea Shepard já declarou que voltará à Europa. E o grupo norueguês Agenda 21, desconhecido até abril, quando sabotou seis baleeiros de seu país, também deve retomar os ataques.

Que venham os piratas!

PS: se vc quer ter uma idéia melhor do que é a pesca de baleias, pesquise “whaling” no Google Imagens.

4 comentários:

  1. De uma coisa não tenho dúvida: os islandeses podem até matar baleias, mas a Sea Shepherd vai infernizar a vida deles...

    ResponderExcluir
  2. Noruega, Islândia, Dinamarca, e Japão, vão parar de matar Baleias Pô! tomara que aconteça o mesmo com vocês!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...