Seu cabelo pode solucionar vazamentos de óleo

Nem todo mundo sabe, mas cabelo humano e pelos de animais têm excelente capacidade de absorver óleo. Por isso, são materiais excelentes para minimizar os efeitos de vazamentos de óleo no ambiente. A questão é: como reunir uma quantidade suficiente para tecer os tapetes de cabelo usados em ações ambientais?

Nos EUA já existe uma ONG especializada no recolhimento desse material, na produção dos tapetes e envio para as entidades que lidam com acidentes ambientais envolvendo vazamento de óleo. Trata-se da Matter of Trust, que recebe doações de salões de cabeleireiro de todo o país. Os custos de remessa são pagos pelos próprios cabeleireiros

A idéia de usar cabelo para absorver petróleo é do hair stylist Phil McCrory. Impressionado com a cobertura do acidente do Exxon Valdez em 1989, ele começou a testar a eficiência do cabelo que antes era jogado no lixo em seu salão para absorver óleo e acabou chegando à solução dos tapetes de cabelo. Ele levou a solução para a ONG Matter of Trust, que incorporou a causa e passou a receber doações de cabeleireiros de todo o país.

O potencial desta técnica é enorme, uma vez que cada salão gera uma média de meio quilo de cabelo por dia, segundo a entidade. O programa também aceita outras fibras naturais, como pelo de cachorro ou cavalo, restos de lã e meias de nylon (que são usadas na produção dos tapetes). E recentemente, a Matter of Trust iniciou pesquisas para usar o cabelo humano como fertilizante.

Espalhe esta notícia entre ONGs e pesquisadores aqui no Brasil e também para seu cabeleireiro. Quem sabe não conseguimos implantar em nosso país um esquema semelhante?

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...