Apple: transparência total na comunicação

Ontem falamos da Coca-Cola, que exagerou na comunicação de suas ações de sustentabilidade a ponto de colocá-las em xeque perante a opinião pública. Hoje, vamos falar do oposto: uma empresa que decidiu explicitar todos os limites de uma ação de reciclagem.

Trata-se da Apple, nos Estados Unidos (porque aqui no Brasil os caras não têm qualquer iniciativa de logística reversa). Até 31 de julho as escolas daquele país podem se cadastrar no site deles para que seus computadores – qualquer um, de qualquer marca – sejam recolhidos para reciclagem. A ação não está vinculada a qualquer ato de compra, não implica em custo para as escolas, mas vale apenas para as instituições com mais de 25 máquinas para reciclagem.

A comunicação da empresa está sendo totalmente transparente: eles informam a abrangência da ação (qualquer computador), público à qual se direciona (escolas nos EUA com mais de 25 computadores para reciclagem), duração (até 31 de julho) e custos (por conta da Apple).

Pergunta: como você reage a este tipo de comunicação? Você fica com a impressão de que é muito pouco, face o tamanho da Apple no mercado? Ou você fica satisfeito com a coragem dos caras em comunicar os reais limites de uma ação pontual em todas suas dimensões?

Poste em COMENTÁRIOS (ver abaixo) a sua opinião!

2 comentários:

  1. Muito boa esta Silvia! O lixo eletrônico é um problema para o planeta. Alguns materiais tóxicos, como o chumbo e o mercúrio, poluem o ambiente. No ano passado o Legislativo municipal da cidade de Nova York aprovou por maioria esmagadora um projeto de lei que multa em US$ 100 quem põe no lixo computadores, impressoras ou coisa que o valha. Reciclar os resíduos eletrônicos seria compulsório e os fabricantes teriam de recolher seus produtos, bem como os de empresas que já não existem.
    Não sei como anda isso, se vingou, mas achei a medida ótima. No Brasil a Câmara analisa o Projeto de Lei 1991/07, que versa sobre reciclagem de lixo eletrônico... A Apple está reciclando o que ela não fabricou. Isso é consciência ambiental e tem o meu voto.
    Monica Kondziolková

    ResponderExcluir
  2. Entre Apple e Coca-Cola, eu fico com a transparência da Apple.
    Cárin

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...