Conheça os primeiros refugiados do aquecimento global

Os habitantes das ilhas Carteret, pertencentes à Papua Nova Guiné, na Oceania, são os primeiros refugiados oficiais do aquecimento global. A elevação do nível do oceano, prevista há anos, está agora invadindo plantações e contaminando as fontes de água doce, tornando inviável a vida das 2 mil pessoas daquele atol.

Quem está acompanhando a história é Dan Box, da revista The Ecologist. Foi ele quem testemunhou em 22 de abril a saída de um barco a motor com cinco pais de família em direção a Bougainville, uma ilha maior que fica nas redondezas, onde está em curso a construção de suas novas casas. A mudança de toda a comunidade deve ocorrer até junho, quando a primeira colheita de batatas doces na outra ilha servirá para alimentá-los.

De acordo com o National Tidal Center da Austrália, a cada ano o mar na região está subindo 8,2 mm. Isso signfica que daqui a seis anos, em 2015, as ilhas de Carteret deixarão de existir, submersa pelo mar.

Conheça a ilha e seus habitantes no vídeo abaixo:


3 comentários:

  1. Guilherme Fernando Costa Antoniosáb. mai. 09, 01:46:00 AM

    O aquecimento global, com o desenvolvimento dos povos é inevitável, por mais ações que possamos tomar, é inevitável que não aconteça.

    ResponderExcluir
  2. Importante sempre estar em dia com as informações corretas. Citando o IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, a Pecuária é hoje o responsável maior pelas atuais mudanças climáticas. É possível reverter este quadro, se acreditarmos firmemente em uma mudança em nossos corações. Ser vegetariano ainda é a melhor escolha para salvar o planeta.

    acesse : wwww.SupremeMasterTV.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda há chance! Nós ultrapassamos limites perigosos mas não ultrapassamos o limite irreversível. SER VEGETARIANO REDUZ EM 80% O AQUECIMENTO GLOBAL. VAMOS SALVAR O PLANETA! Não precisamos morrer é só de tornar vegetariano ou vegano.
    Acesse: www.SupremeMasterTV.com
    http://www.suprememastertv.com/pt/climate-change-solution/

    Roberta Furquim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...