Comunicação responsável: celulares ecológicos

Mais um exemplo de como a comunicação pode comprometer a imagem de sustentabilidade de uma empresa. Desta vez, no mercado de telefones celulares.

Motorola e Samsung lançaram aparelhos com apelo ecológico. A primeira veio com o MOTO W233, que tem 25% de sua estrutura externa feita de material reciclado a partir de garrafas pet e vem com o certificado Carbonfree, que garante que o produto compensa as emissões de carbono no seu processo de fabricação, distribuição e uso com investimentos em projetos de preservação ambiental. A segunda, com o Samsung Blue Earth, o primeiro telefone celular que pode ser carregado por energia solar. Totalmente feito de plástico reciclado de garrafas PET, ele vem com um pedômetro que calcula a redução de emissões de CO2 geradas por nossos percursos a pé e apresenta o resultado sob o número de árvores que foram salvas. Ah, e ele foi apresentado ao mercado antes do modelo da Motorola!

Pelas informações acima, tenderíamos a considerar a Samsung mais “sustentável” que a Motorola, correto? Antes de responder, considere apenas mais esta informação: o produto da Motorola já está à venda; o da Samsung, não – o anúncio foi feito com a pulverização de fotos maravilhosas, mas não temos acesso a esta oitava maravilha da tecnologia. A Motorola, por sua vez, teve o cuidado de alardear seu produto apenas quando ele entrou no mercado (em parceria com a Claro e Wal-Mart).

Depois de tomar conhecimento desse pequeno detalhe, qual das duas empresas lhe parece mais sustentável?

Um comentário:

  1. Para mim, a Motorola parece mais sustentável, uma vez que ela alega compensar as emissões de CO2 durante a fabricação do respectivo celular. Já a Samsung, apesar do celular ter 100 % do seu plástico vindo de material reciclável, ainda não lançou o produto no mercado e também apresenta a funcionalidade "pedômetro", que considero totalmente inútil. Eu não acredito que será um celular que irá despertar a consciência das pessoas de que quantas árvores elas podem salvar ao evitar o carro (ainda mais os brasileiros em geral que adoram se exibir nos seus carros). É apenas mais um marketing barato para vender um produto ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...