O que fazer depois da Hora do Planeta

Será que você conseguiria plantar uma árvore até o dia 22 de abril deste ano? Este é o desafio proposto pelo Movimento Natureza (http://movimento-natureza.blogspot.com/). A data-limite é o Dia do Descobrimento do Brasil, que simbolicamente marca o início da destruição da cobertura verde do País.

Se você gostou da idéia, mãos à obra: o primeiro passo é decidir onde ela será plantada. E aqui começam os problemas. Tem muita gente que mora em apartamento e não dá para plantar árvore dentro do apartamento (mas dá para fazer uma horta – veja a dica em http://ascendidamente.blogspot.com/2009/03/como-ter-uma-horta-em-casa.html). Mas será que conversando com o síndico não seria possível fazer uma ação conjunta nas áreas comuns do condomínio? Não custa lembrar que, com mais verde, o imóvel certamente ser valorizará.

O bairro onde você mora ou trabalha também se valorizará se você optar por plantar uma árvore na rua (preferencialmente do lado livre de postes e fios, para evitar acidentes em dias de muito vento e chuva), em uma praça ou parque. Se você tem filhos na escola, pode conversar com outros pais e mães e sugerir uma ação conjunta de plantio, que teria o duplo benefício de educar a garotada e, ao mesmo tempo, contribuir com a captura de CO2 da atmosfera.

Superado o primeiro obstáculo, vem a segunda dúvida: o que plantar? Uma boa opção é entrar no site da Secretaria do Meio Ambiente do seu município e checar os estoques disponíveis nos viveiros municipais para arborização urbana. No caso de São Paulo, o endereço é http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/estoques_dos_viveiros/0001. Mas você também poderá escolher uma espécie frutífera, facilmente encontrada em lojas de jardinagem e barracas de plantas nas feiras livres, e ajudar a alimentar a população de pássaros de sua cidade.

Pronto! Você já sabe o que e onde plantar. Agora, decida quando fazer isso. Acompanhe a previsão do tempo e escolha dias de temperaturas mais amenas, para que a muda não estorrique debaixo do brasileiríssimo sol tropical. Aproveite e convide amigos e a família para acompanhá-lo(a) no plantio – e na comemoração que você certamente fará depois! Afinal, se precisamos plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho na vida, pelo menos uma das etapas você já terá cumprido!

Por fim, entre agora no blog do movimento e confirme sua participação! Lá, você também encontrará dicas de como divulgar a idéia.

E lembre-se: se puder, acompanhe a fase inicial de crescimento da sua árvore para assegurar que ela “vai para a frente”. Gestos simples, como um pouco de água na estação seca, ou um pouco de adubo uma vez ao ano, fazem uma diferença enorme no desenvolvimento das plantas.

4 comentários:

  1. Silvia, obrigada pela forca. Olha, gostei muito das idéias do seu post, posso levá-lo para o meu outro blog Saia Justa para ajudar nas idéias para o Projeto Movimento?
    Pode deixar que deixo o link para o seu blog aqui e seus direitos autorais.

    Olha, uma boa dica antes de se plantar qualquer coisa, é deixá-la ao menos umas 3 horas antes na água ou até mesmo 24 horas. E qto ao solo seco demais, quando se fizer o buraco encha-o de água antes de plantar qqr coisa. A planta assim vinga sem ter problemas.

    Um bom domingo e um grande abraco.

    Esse seu post sairá na Saia Justa dia 6 de abril, caso tenha algo contra me avise antes que nao o posto.

    ResponderExcluir
  2. Já plantei a minha Silvinha, lá em Ibiúna na casa de minha tia!

    Missão cumprida, manda mais rs rs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Já plantei a minha Silvinha! Lá em Ibiúna na casa de minha tia!

    Missão cumprida, manda mais!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Menina, gostei de vir aqui...
    Meu marido e eu temos um pequeno sítio, e estamos ficando meio "psicos" com esta história de plantar....
    Mas como é legal, viu ?
    Que sensaçao boa !
    O que puder ajudar, conte comigo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...