A Hora do Planeta é uma iniciativa global da Rede WWF que pretende levar pessoas, empresas e governos a apagar suas luzes entre 20h30 e 21h30 no sábado, 28 de março de 2009. O objetivo é engajar 1 bilhão de pessoas em mil cidade para mostrar o apoio da população ao combate ao aquecimento global.
A estratégia de divulgação do WWF é fundamentada na internet. Isso significa site + presença em mídias sociais como orkut, Twitter, Flickr, Youtube e Facebook. Mas o legal é perceber como o WWF está seguindo, dentro do universo digital, as etapas necessárias ao envolvimento dos públicos-alvo em um processo de mudança adaptativa (ver http://ascendidamente.blogspot.com/2009/03/mudancas-tecnicas-versus-mudancas.html), a saber:
* Avaliar a questão;
* Vislumbrar uma solução;
* Informar os públicos;
* Engajar stakeholders;
* Integrar interesses;
* Compartilhar recursos;
* Inspirar a ação.
Na prática, essa abordagem se traduz pelo uso do site (http://www.horadoplaneta.org.br/) não só como instrumento de informação, mas também como ferramenta de mobilização. Lá, é possível baixar kits ensinando como participar da divulgação da campanha. Detalhe: são kits personalizados, de acordo com o público ao qual se dirigem (cidadãos, empresas, poder público e mídia). Consequentemente, as ações sugeridas e os materiais oferecidos são diferentes, de acordo com o público (por ex.: anúncios, para mídia, e assinaturas de email, para cidadãos - nem preciso dizer que foi uma assinatura no email de uma amiga que me levou a tomar conhecimento da campanha).
A contagem regressiva começou: vamos ver como a sociedade reage a esta campanha - que pode servir de benchmark para empresas e ONGs que queiram falar de sustentabilidade.
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