Tudo começou como obrigação: ter alguém para manter os fiscais do lado de fora dos portões. Porém, com o tempo, as grandes empresas nos EUA perceberam que poderiam ganhar dinheiro com isso - e eis que surge o Chief Sustainability Officer.
Mais que um zelador pago para assegurar que a empresa andará na linha em assuntos ambientais e trabalhistas, este executivo com status de vice-presidente e que se reporta diretamente à principal liderança da empresa deve gerar valor para a corporação. Para tanto, ele ganhou espaço e poder, passando a responder pela reputação da marca, opinando sobre a pesquisa de novos produtos e fechando parcerias com fornecedores para o lançamento de itens ecologicamente mais corretos.
A lista de empresas que já exibem esta função tem nomes de peso, como HSBC, Sun Microsystems, Dow e Dupont. No caso da GE, a função é percebia como tão complexa que é ocupada por dois executivos. E esta semana a multinacional SAP juntou-se ao time, sinalizando que a tendência é forte, já que o anúncio acontece em um momento de grande desemprego por lá.
Silvia Dias, Bom dia! Acabei de inserir no Wikipédia uma proposta de definição do CSO tão bem comentado por você aqui. Eu quero ser um CSO quando crescer. Deixo o convite para você opinar na definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chief_Sustainability_Officer se for da sua vontade, claro. Semana que vem vou publicar no www.habitanteverde.com.br um artigo que detalha mais o papel do CSO.
ResponderExcluirAbraços Verde$, Facó
Silvia Dias, Bom dia! Acabei de postar no wikipédia uma proposta de definição das responsabilidades de um Chief Sustainability Officer. Se você quiser opinar/criticar, o link é esse http://pt.wikipedia.org/wiki/Chief_Sustainability_Officer
ResponderExcluirAbraços Verde$, Facó