Crise não ameaça cargo de Chief Sustainability Officer

Tudo começou como obrigação: ter alguém para manter os fiscais do lado de fora dos portões. Porém, com o tempo, as grandes empresas nos EUA perceberam que poderiam ganhar dinheiro com isso - e eis que surge o Chief Sustainability Officer.

Mais que um zelador pago para assegurar que a empresa andará na linha em assuntos ambientais e trabalhistas, este executivo com status de vice-presidente e que se reporta diretamente à principal liderança da empresa deve gerar valor para a corporação. Para tanto, ele ganhou espaço e poder, passando a responder pela reputação da marca, opinando sobre a pesquisa de novos produtos e fechando parcerias com fornecedores para o lançamento de itens ecologicamente mais corretos.

A lista de empresas que já exibem esta função tem nomes de peso, como HSBC, Sun Microsystems, Dow e Dupont. No caso da GE, a função é percebia como tão complexa que é ocupada por dois executivos. E esta semana a multinacional SAP juntou-se ao time, sinalizando que a tendência é forte, já que o anúncio acontece em um momento de grande desemprego por lá.

2 comentários:

  1. Silvia Dias, Bom dia! Acabei de inserir no Wikipédia uma proposta de definição do CSO tão bem comentado por você aqui. Eu quero ser um CSO quando crescer. Deixo o convite para você opinar na definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chief_Sustainability_Officer se for da sua vontade, claro. Semana que vem vou publicar no www.habitanteverde.com.br um artigo que detalha mais o papel do CSO.
    Abraços Verde$, Facó

    ResponderExcluir
  2. Silvia Dias, Bom dia! Acabei de postar no wikipédia uma proposta de definição das responsabilidades de um Chief Sustainability Officer. Se você quiser opinar/criticar, o link é esse http://pt.wikipedia.org/wiki/Chief_Sustainability_Officer

    Abraços Verde$, Facó

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...