Copenhagen: a corrida já começou

A ênfase que o presidente Barack Obama está dando às questões ambientais não dá margem a dúvidas sobre suas intenções. Resultado: diplomatas de todo o mundo e as Nações Unidas já começaram a se mexer para defender as teses de seus países na Conferência do Clima de Copenhagen.

No site do Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/), descobri que nosso governo defende metas mais ousadas de redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa, a transferência de tecnologias limpas e, com maior ênfase, a provisão de recursos financeiros para as nações em desenvolvimento.

Bom, em ano de recessão global (o FMI divulgou esta semana que a economia global deverá ficar parada em 2009), é pouco provável que a idéia de transferir recursos para as nações em desenvolvimento seja bem recebida. Ainda mais se em dezembro forem confirmadas as previsões de vários economistas de que a crise não atingirá os países em desenvolvimento de forma tão forte como às nações desenvolvidas.

Atualmente, os indicadores mais fortes que temos do rumo que a Conferência tomará estão no orçamento de Obama: tecnologia e regulamentação do mercado de carbono – que, por sinal, anda bem combalido por conta da crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...