Será que você conseguiria plantar uma árvore até o dia 22 de abril deste ano? Este é o desafio proposto pelo Movimento Natureza (http://movimento-natureza.blogspot.com/). A data-limite é o Dia do Descobrimento do Brasil, que simbolicamente marca o início da destruição da cobertura verde do País.
Se você gostou da idéia, mãos à obra: o primeiro passo é decidir onde ela será plantada. E aqui começam os problemas. Tem muita gente que mora em apartamento e não dá para plantar árvore dentro do apartamento (mas dá para fazer uma horta – veja a dica em http://ascendidamente.blogspot.com/2009/03/como-ter-uma-horta-em-casa.html). Mas será que conversando com o síndico não seria possível fazer uma ação conjunta nas áreas comuns do condomínio? Não custa lembrar que, com mais verde, o imóvel certamente ser valorizará.
O bairro onde você mora ou trabalha também se valorizará se você optar por plantar uma árvore na rua (preferencialmente do lado livre de postes e fios, para evitar acidentes em dias de muito vento e chuva), em uma praça ou parque. Se você tem filhos na escola, pode conversar com outros pais e mães e sugerir uma ação conjunta de plantio, que teria o duplo benefício de educar a garotada e, ao mesmo tempo, contribuir com a captura de CO2 da atmosfera.
Superado o primeiro obstáculo, vem a segunda dúvida: o que plantar? Uma boa opção é entrar no site da Secretaria do Meio Ambiente do seu município e checar os estoques disponíveis nos viveiros municipais para arborização urbana. No caso de São Paulo, o endereço é http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/estoques_dos_viveiros/0001. Mas você também poderá escolher uma espécie frutífera, facilmente encontrada em lojas de jardinagem e barracas de plantas nas feiras livres, e ajudar a alimentar a população de pássaros de sua cidade.
Pronto! Você já sabe o que e onde plantar. Agora, decida quando fazer isso. Acompanhe a previsão do tempo e escolha dias de temperaturas mais amenas, para que a muda não estorrique debaixo do brasileiríssimo sol tropical. Aproveite e convide amigos e a família para acompanhá-lo(a) no plantio – e na comemoração que você certamente fará depois! Afinal, se precisamos plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho na vida, pelo menos uma das etapas você já terá cumprido!
Por fim, entre agora no blog do movimento e confirme sua participação! Lá, você também encontrará dicas de como divulgar a idéia.
E lembre-se: se puder, acompanhe a fase inicial de crescimento da sua árvore para assegurar que ela “vai para a frente”. Gestos simples, como um pouco de água na estação seca, ou um pouco de adubo uma vez ao ano, fazem uma diferença enorme no desenvolvimento das plantas.
Silvia, obrigada pela forca. Olha, gostei muito das idéias do seu post, posso levá-lo para o meu outro blog Saia Justa para ajudar nas idéias para o Projeto Movimento?
ResponderExcluirPode deixar que deixo o link para o seu blog aqui e seus direitos autorais.
Olha, uma boa dica antes de se plantar qualquer coisa, é deixá-la ao menos umas 3 horas antes na água ou até mesmo 24 horas. E qto ao solo seco demais, quando se fizer o buraco encha-o de água antes de plantar qqr coisa. A planta assim vinga sem ter problemas.
Um bom domingo e um grande abraco.
Esse seu post sairá na Saia Justa dia 6 de abril, caso tenha algo contra me avise antes que nao o posto.
Já plantei a minha Silvinha, lá em Ibiúna na casa de minha tia!
ResponderExcluirMissão cumprida, manda mais rs rs
beijos
Já plantei a minha Silvinha! Lá em Ibiúna na casa de minha tia!
ResponderExcluirMissão cumprida, manda mais!
beijos
Menina, gostei de vir aqui...
ResponderExcluirMeu marido e eu temos um pequeno sítio, e estamos ficando meio "psicos" com esta história de plantar....
Mas como é legal, viu ?
Que sensaçao boa !
O que puder ajudar, conte comigo...