CO2 democrata versus CO2 republicano

Em julho de 2008, sob a administração Bush, o então responsável pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla para Environmental Protection Agency), Stephen Johnson, rejeitou as recomendações de sua equipe técnica e anunciou que a instituição continuaria com a consulta pública para descobrir se o aquecimento global realmente representava alguma ameaça à população.

Sob a administração Obama, a agência descobre que não precisa de mais evidências e envia à Casa Branca na última sexta-feira uma proposta na qual declara que o CO2 prejudica a o bem estar e a saúde da população.

As duas ações foram feitas em resposta a uma decisão da Suprema Corte norte-americana, que ordenou ao EPA esclarecer se o dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa deveriam ser regulados no Clear Air Act (Ato do Ar Limpo) - o marco regulatório que pode limitar essas emissões nos EUA.

*************

Essa historinha é para ilustrar que não existe ciência neutra. Todo estudo pode ser usado para uma ou outra finalidade econômica ou política.

E para lembrar que se a sociedade civil não se manifestar, ficaremos à reboque dos interesses econômicos.

E para perguntar: o seu interesse é o mesmo da General Motors? Ou da Shell? Pense nisso na próxima vez que você estiver preso no trânsito. Ou quando inalar fumaça saindo de algum escapamento de caminhão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...