Uma amiga me perguntou: você acha a Petrobras sustentável? Você acha que a empresa é percebida como sustentável?
Tricky question... Porque apesar de "tudo" o que a Petrobras faz, ela não é tão sustentável assim...
1) Primeiro porque seu core business não é sustentável do ponto de vista econômico (trabalha com reservas finitas no médio prazo) e ambiental (é diretamente responsável pelo efeito estufa).
2) Segundo, porque sua estratégia de negócio não está migrando para matrizes energéticas renováveis: basta ver seu relatório anual para perceber que boa parte dos investimentos e do foco da empresa permanecem em fontes que geram CO2: petróleo, gás e biodiesel (que, apesar de renovável, continua emitindo o principal causador do efeito estufa).
3) Terceiro, porque não melhora a qualidade ambiental de seus produtos. Vide o embroglio deste ano sobre a composição do diesel.
Ou seja, temos aqui uma boa candidata a Top Ten Greenwashing no Brasil.
Então por que a maioria das pessoas acha que a Petrobras está ficando sustentável (mesmo se lembrando dos acidentes ambientais provocados pela empresa há alguns anos)?
Porque imagem é um assunto complexo. Ela varia de acordo com a experiência que um determinado público tem com a marca. Por experiência quero dizer tanto a informação que chega como a experimentação direta (por uso, por trabalhar/viver perto da empresa etc.). E a "experiência Petrobras" varia muito.
Para a maior parte da população brasileira, certamente há uma imagem positiva porque a "experiência direta" restringe-se às ações de publicidade (sempre positivas, obviamente) e à Distribuidora BR, que não cheira nem fede.
Para uma parcela significativa de formadores de opinião (artistas, esportistas, ONGs, entidades), a "experiência Petrobras" muitas vezes está incorporada dentro das práticas de mecenato da corporação - e é por ela influenciada.
Apenas para a pequena parcela que tem acesso ao conceito de sustentabilidade e que está sensibilizada e comprometida com o tema é que os matizes mais escuros da marca se tornam evidentes.
Ou seja, se não houver investimento em educação e informação sobre o tema para toda a sociedade, aqueles que efetivamente investem em sustentabilidade não terão os devidos dividendos em imagem.
Sem isso, será que se sentirão incentivadas a manter a guinada de estratégias de negócio nessa direção?
__________________________________
P.S.: Estou usando o recurso "editar postagens" para incluir neste texto a informação de que hoje, 31/03/09, durante uma palestra sobre sustentabilidade na BSP (Business School São Paulo, pertencente à Anhembi Morumbi), rolou o maior pau sobre este assunto. Porque na sessão de perguntas & respostas alguém na platéia resolveu questionar a sustentabilidade da Petrobras. Só que tinha um representante da empresa, que resolveu sair na defesa da corporação. Resultado: a Petrobras foi duramente criticada por representantes do mercado financeiro, engenheiros, físicos etc. Os organizadores do evento ficaram de levar alguém da Petrobras lá para explicar o que a empresa faz nessa seara. A conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário