Uma nova agenda para o aquecimento global

Anote na sua agenda: dezembro de 2009. É quando as nações de todo o mundo se reunirão em na Conferência do Clima de Copenhagen, na Dinamarca, para estabelecer os novos parâmetros da segunda fase do Protocolo de Kyoto, após 2012.

Desta vez, porém, a reunião contará com a participação e endosso dos EUA (inexistentes em 1997). Mais que isso: para os EUA, o encontro da Dinamarca servirá para demonstrar ao restante do mundo que suas intenções de migrar para um modelo econômico “low carbon” são sérias – e urgentes!

Não se trata de bom mocismo: uma boa parte da atual crise econômica se deve às guerras promovidas por Bush Pai e Bush Filho no Oriente Médio – guerras estas motivadas pelo fato de que os EUA dependem das reservas de petróleo da região. Aliás, o petróleo da região é que torna o Irã um interlocutor tão importante no cenário mundial. É o que fez a Rússia de Putin rugir tão grosso para o resto do mundo.

E o investimento na preservação do planeta pode ser, além de tudo, um bom negócio: tanto que Obama incluiu em seu orçamento as receitas que virão de um futuro sistema de controle de emissão de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...