Ecoabundância

A empresa de pesquisas norte-americana TrendWatching, que todo mês publica uma pesquisa de tendências de consumo, acaba de lançar seu mais recente estudo (http://trendwatching.com/briefing/). O foco é a importância da pegada verde para as marcas e a conclusão é arrasadora: segundo os pesquisadores, quem não adotar uma consciência ecológica – e comunicar isso a seus stakeholders – ficará de fora do mercado quando a crise passar.

Crise, aliás, parece ser uma palavra que passa longe, quando o assunto é sustentabilidade. Para os autores desse estudo, inúmeras oportunidades surgirão, no curto e longo prazos, apesar da crise – ou, algumas vezes, impulsionadas por elas. Não por acaso, a pesquisa tem um nome bastante otimista: ECOABUNDÂNCIA!

Incrível: ainda não se completaram sequer 100 dias de governo Obama e o tema sustentabilidade está onipresente nos EUA (depois da crise, é claro). Jornais, revistas, sites e blogs trazem todo tipo de notícia otimista: desde uma pesquisa que mostra que quatro em cada cinco consumidores norte-americanos ainda estão pagando a mais, mesmo com a crise, para ter produtos verdes (http://greenseal.org/resources/green_buying_research.cfm) , até o lançamento de formas mais eficientes de abastecimento da energia solar ou o anúncio de estudos para aproveitar a energia das ondas!

Evidentemente, havia uma demanda reprimida naquele país por produtos, serviços e condutas empresariais mais sustentáveis - que transformam a sustentabilidade em uma pegada estratégica também para o marketing!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo profissionalismo de sempre, Sílvia! Foi uma honra ter trabalhado e convivido com você em todos esses anos de CDI. Sucesso! E não se esqueça dos amigos que deixou por aqui. bj, dalila

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