A crise facilitará a Conferência do Clima de Copenhagen?

A grande dúvida é: qual será o impacto da crise econômica sobre a Conferência do Clima? Muitos acham que a agenda ambiental será (ou melhor, já está sendo) comprometida pela recessão. Podemos deduzir que isso é verdade pelo mero fato de que vários projetos das empresas estão sendo cancelados (novos projetos muitas vezes, embora nem sempre, incorporam novas tecnologias, mais limpas). Outros acham que o fato de que estaremos emitindo menos carbono (menos fábricas operando, menos vôos, etc) facilitará as coisas.

Mais uma vez, aposto no Obama. Sua intenção de reduzir a atual dependência do petróleo exigirá investimentos em infra-estrutura que movimentarão a economia – em escala global, se outros países adotarem esse modelo. A adesão ao Protocolo de Kyoto, por sua vez, fatalmente gerará legislações ambientais mais restritivas, que obrigarão as empresas a adaptarem suas tecnologias produtivas – mais uma vez, criando um círculo virtuoso de consumo de máquinas, equipamentos e capacitação.

E a mera discussão do tema pela sociedade aguçará sua sensibilidade para questões ambientais, tornando os produtos ecologicamente corretos mais desejáveis na hora do consumo. Taí o crescimento do mercado de orgânicos que não me deixa mentir!

2 comentários:

  1. Vamos fazer a nossa parte e cobrar a parte deles!

    50 idéias simples para salvar o mundo e como mandar uma mensagem para Copenhagen! Vamos a ação!

    Abs,
    Boa Política

    http://www.boapolitica.com.br/aspiracoes/ei-copenhagen-seus-filhos-tambem-vao-morar-aqui-50-ideias-simples-para-salvar-o-mundo/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...