Poluição e saúde - o que fazer?

Queria compartilhar com você esta excelente entrevista feita pela TerraTV, que infelizmente não oferece mecanismo para incorporar seus vídeos em outras páginas da internet. Ou seja, você precisa clicar no link abaixo e entrar no site deles. Mas vale a pena o "esforço": trata-se de um papo com o médido Paulo Saldiva, que coordena o Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo, que traz dados contundentes sobre os efeitos da poluição na capital paulista:

* a poluição causa 20 mortes por dia em São Paulo;

* os habitantes da região metropolitana de São Paulo tem um ano a menos de expectativa de vida por causa da poluição;

* a poluição reproduz o que o cigarro causa na saúde das pessoas - a diferença é que o cigarro pega prioritariamente quem fuma e a poluição pega todo mundo;

* ficar duas horas parado no trânsito de São Paulo equivale a fumar um cigarro.

Ele demonstra, com clareza cristalina, como a noção de que o petróleo é um combustível barato nada mais é que um mito, uma vez que no preço do litro da gasolina ou do diesel não estão contabilizados os gastos com abertura e manutenção de ruas e estradas. Ou com saúde pública: só na cidade de São Paulo, essas despesas superam US$ 200 milhões por ano, considerando-se só internações, ou US$ 1,5 bilhão por ano, incluindo mortalidade.

Não deixe de assistir: http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-254485/Medico-da-dicas-para-viver-melhor-em-cidade-poluida.htm - e, se puder, repasse-o para o Serra: já que a poluição causa a mesma natureza de problema do fumo, ele poderia complementar a lei anti-fumo com um projeto anti-trânsito, investindo em transporte público (ao invés de ampliar a Marginal Tietê para os carros).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...