Estudo conduzido na Universidade do Cairo, no Egito, e publicado na Science Daily, comprovou que ratos expostos à fumaça de gasolina com chumbo e gasolina sem chumbo exibiam um comportamento notadamente mais agressivo do que os que inalaram apenas ar limpo. As mudanças iam da adoção de posturas beligerantes a ataques factuais a outros animais. Amal Kinawy, autora do estudo, monitorou as reações neurológicas dos animais e comprovou que a exposição à fumaça da gasolina altera o nívei de neurotransmissores do córtex cerebral. Ou seja, além de causar problemas de saúde e contribuir para as mudanças climáticas, a fumaça do escapamento também nos deixa mais agressivos...
E infelizmente quem vive em grandes centros urbanos aqui no Brasil terá que se conformar com isso: na tarde de hoje, nosso ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação da redução de IPI para carros flex até março de 2010. E ainda teve a cara-de-pau de chamar isso de "imposto verde"!!!
O trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil. Quem não morre de vez, em algum acidente, morre aos poucos, deixando preciosos momentos de sua vida nas ruas congestionadas. É tempo que não volta. É vida que nos é roubada.
Não se trata de negar o direito a ter um carro. Mas de ter alternativas. Peguemos a cidade de São Paulo como exemplo. Ela é a sexta maior metrópole do mundo, com mais de 19 milhões de pessoas. Pois você sabe quantos ônibus atendem essa população?? 15 mil. Isso mesmo: há um ônibus para cada 1267 habitantes. E isso é anunciado em TV pela nossa prefeitura como se fosse suficiente!!! Acho que eles não fizeram as contas: considerando-se que cada ônibus tem capacidade para transportar uns 40 passageiros sentados e outros tantos de pé, seriam necessárias 190 viagens por dia para transportar a quantidade de pessoas que corresponde a cada veículo na capital. Supondo-se que eles rodassem 24 horas por dia, isso seria o mesmo que 7,91viagens a cada hora por ônibus. Ou uma viagem a cada 10 minutos. Bom, quem anda de ônibus sabe que em 10 minutos não se vai mais longe que cinco quarteirões. Entonces...
Então que tal isentar os ônibus de IPI e colocar uma maior quantidade deles nas ruas? Construir mais linhas de metrô? Incentivar o uso bicicletas? Que tal pensar em soluções coletivas de transporte com energia alternativa? Porque de nada adianta ter UM ônibus movido a hidrogênio e UM outro movido a etanol - isso rende matéria na imprensa, mas não faz diferença prática no nosso dia a dia.
Mas numa época em que tudo é verde (e se não for, pintam de verde), o imposto do carro também é verde... E para dizer que tudo continuará verde, o Mantega anunciou que o governo está formando um grupo para trabalhar junto às montadoras para trazer ao Brasil tecnologias com emissões menores - e melhorar em termos de redução de emissões os motores flex!!! Ou seja, como todo mundo já sabia, ele admitiu que o carro flex é uma tecnologia pouco eficiente e, portanto, poluidora. E comprovou que, se depender do governo, não teremos transporte público.
Para que tiver interesse em Shell Responde. Possuo a coleção completa para download em http://itristao.no-ip.biz. De graça. Obrigado.
ResponderExcluirOlá pessoal, agora é sério. Corrigindo o comentário acima. Acessem http://itristao.t35.com e vejam os 10 primeiro exemplares de Shell Responde. Vou disponibilizar a coleção completa para download em breve. Obrigado.
ResponderExcluir