 Algumas notícias dos últimos dias:
Algumas notícias dos últimos dias:1) Legislação no Brasil muda e agora acusados de estupro só serão processados se houver denúncia da vítima. Fico me perguntando como fica nos casos em que a vítima morre...
 Algumas notícias dos últimos dias:
Algumas notícias dos últimos dias: O Primeiro Ministro do Canadá escolheu um Donut.... e acabou recebendo um sabão dos ambientalistas que acompanham a reunião interseccional que está acontecendo em Bangkok, na Tailândia, e que serve de preparação para a CoP15, a tão esperada conferência que poderá sancionar um novo acordo do clima. Quem conta a notícia é Juliana Russar, do projeto Adote um Negociador, diretamente de lá!
O Primeiro Ministro do Canadá escolheu um Donut.... e acabou recebendo um sabão dos ambientalistas que acompanham a reunião interseccional que está acontecendo em Bangkok, na Tailândia, e que serve de preparação para a CoP15, a tão esperada conferência que poderá sancionar um novo acordo do clima. Quem conta a notícia é Juliana Russar, do projeto Adote um Negociador, diretamente de lá! Não sei o quanto você está acompanhando essa história de negociações climáticas, mas fazendo um resumo breve:
Não sei o quanto você está acompanhando essa história de negociações climáticas, mas fazendo um resumo breve: A novidade do Itaú Unibanco, apresentada em coletiva de imprensa hoje: um fundo de investimentos vinculado a um índice de créditos de carbono. Trata-se da primeira iniciativa dessas natureza no Brasil. Ok. Mas você investiria nele?
A novidade do Itaú Unibanco, apresentada em coletiva de imprensa hoje: um fundo de investimentos vinculado a um índice de créditos de carbono. Trata-se da primeira iniciativa dessas natureza no Brasil. Ok. Mas você investiria nele? Aconteceu durante o quinto encontro anual da Clinton Global Initiative, promovido pela ONG dirigida pelo ex-presidente norte-americano que ficou famoso por suas investidas sexuais fora do casamento. Não sei se para se redimir ou por realmente só pensar em mulher, mas a verdade é que a seção de abertura do evento foi dedicada às mulheres. Para ser mais específica, para mostrar como o investimento na mulher é o caminho mais eficiente para se erradicar a pobreza.
Aconteceu durante o quinto encontro anual da Clinton Global Initiative, promovido pela ONG dirigida pelo ex-presidente norte-americano que ficou famoso por suas investidas sexuais fora do casamento. Não sei se para se redimir ou por realmente só pensar em mulher, mas a verdade é que a seção de abertura do evento foi dedicada às mulheres. Para ser mais específica, para mostrar como o investimento na mulher é o caminho mais eficiente para se erradicar a pobreza. Somente 3% do lixo doméstico é reciclado. Quando se contabiliza o lixo industrial, esse percentual sobe para 11% - pouco mais da metade da meta do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que prevê 20% de resíduo reciclado em 2015. Estes dados foram apresentados pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que anunciou hoje o pagamento para os catadores pelo serviço prestado ao reciclar lixo, assim como acontece com o pagamento por serviços ambientais realizado na floresta com o plantio de árvores.
Somente 3% do lixo doméstico é reciclado. Quando se contabiliza o lixo industrial, esse percentual sobe para 11% - pouco mais da metade da meta do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que prevê 20% de resíduo reciclado em 2015. Estes dados foram apresentados pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que anunciou hoje o pagamento para os catadores pelo serviço prestado ao reciclar lixo, assim como acontece com o pagamento por serviços ambientais realizado na floresta com o plantio de árvores. São Paulo precisa e pode ter um trânsito melhor, um transporte público eficiente e de ótima qualidade, muito mais ciclovias e ciclofaixas, um ar mais limpo e respirável e melhor qualidade de vida para todos que aqui vivem e trabalham!!!
São Paulo precisa e pode ter um trânsito melhor, um transporte público eficiente e de ótima qualidade, muito mais ciclovias e ciclofaixas, um ar mais limpo e respirável e melhor qualidade de vida para todos que aqui vivem e trabalham!!! Em dezembro, a ONU reunirá decisores de todos os países associados para deliberar sobre como será a continuidade do Protocolo de Quioto. Dada a complexidade do tema, várias reuniões preparatórias têm sido realizadas. Nelas, está ficando evidente a má vontade de todos os países em colaborar. O que é um contrassenso, já que tais pessoas foram nomeadas para nos representar e nos defender. Mas eles só representam o interesse de pequenos grupos de interesse - por exemplo, os produtores de petróleo (no nosso caso, a poderosa Petrobrás), os fabricantes de veículos... Os lobbies econômicos estão se sobrepondo ao princípio de precaução que é preciso adotar em relação às mudanças climáticas. Já existem estudos suficientes que mostram que a postura preventiva deve ser adotada. Mas a menos de 100 dias do evento que deve decidir o quanto seremos preventivos, tudo indica que também na ONU as coisas podem acabar em pizza.
Em dezembro, a ONU reunirá decisores de todos os países associados para deliberar sobre como será a continuidade do Protocolo de Quioto. Dada a complexidade do tema, várias reuniões preparatórias têm sido realizadas. Nelas, está ficando evidente a má vontade de todos os países em colaborar. O que é um contrassenso, já que tais pessoas foram nomeadas para nos representar e nos defender. Mas eles só representam o interesse de pequenos grupos de interesse - por exemplo, os produtores de petróleo (no nosso caso, a poderosa Petrobrás), os fabricantes de veículos... Os lobbies econômicos estão se sobrepondo ao princípio de precaução que é preciso adotar em relação às mudanças climáticas. Já existem estudos suficientes que mostram que a postura preventiva deve ser adotada. Mas a menos de 100 dias do evento que deve decidir o quanto seremos preventivos, tudo indica que também na ONU as coisas podem acabar em pizza. Este final de semana tem faxina! Em todo o mundo voluntários e organizações não governamentais estão organizando grupos para limpar praias. Para participar do Clean Up the World (Limpe o Mundo), basta reunir um grupo e se inscrever no site da campanha Aqui no Brasil, diversas ONGs já aderiram ao movimento. Entre elas, a Fundação SOS Mata Atlântica, que reunirá voluntários neste domingo, 19 de setembro, na Praia Branca e na Praia Preta no Guarujá (SP).
Este final de semana tem faxina! Em todo o mundo voluntários e organizações não governamentais estão organizando grupos para limpar praias. Para participar do Clean Up the World (Limpe o Mundo), basta reunir um grupo e se inscrever no site da campanha Aqui no Brasil, diversas ONGs já aderiram ao movimento. Entre elas, a Fundação SOS Mata Atlântica, que reunirá voluntários neste domingo, 19 de setembro, na Praia Branca e na Praia Preta no Guarujá (SP). Hoje não vou falar de mudanças climáticas, direitos humanos ou greenwashing. Hoje não quero falar de problemas. Hoje eu quero agradecer pelo último ano da minha vida. Ou melhor, pelo primeiro ano do resto da minha vida.
 Hoje não vou falar de mudanças climáticas, direitos humanos ou greenwashing. Hoje não quero falar de problemas. Hoje eu quero agradecer pelo último ano da minha vida. Ou melhor, pelo primeiro ano do resto da minha vida. Estudo da London School of Economics concluiu que o controle de natalidade é a forma mais barata de reduzir as emissões de carbono no futuro. Lógico! Assumindo que as emissões são provenientes da atividade humana, a forma mais eficiente de resolver o problema é ir direto à fonte, ou seja, nós. Pois quanto menor o número de humanos em atividade, menor o volume de emissões de CO2. Lógico!
Estudo da London School of Economics concluiu que o controle de natalidade é a forma mais barata de reduzir as emissões de carbono no futuro. Lógico! Assumindo que as emissões são provenientes da atividade humana, a forma mais eficiente de resolver o problema é ir direto à fonte, ou seja, nós. Pois quanto menor o número de humanos em atividade, menor o volume de emissões de CO2. Lógico!1 - Pleitear o controle da natalidade pela questão climática e não pela direito da mulher de decidir se quer ou não ter filhos. Assim como as tradições impõem a questão da reprodução acima da decisão individual da mulher, o raciocínio exposto acima igualmente impõe uma obrigação sobre a mulher, alijando-a do seu direito de decidir se quer ou não ter filhos. Eu sou totalmente a favor do controle da natalidade, porém como direito da mulher, não como uma obrigatoriedade climática! Ainda mais quando essa obrigatoriedade é falaciosa visto que:
2 - A teoria apresentada ignora o fato de que apenas 2 bilhões dos 6,7 bilhões de pessoas que habitam o planeta estão acima da linha da pobreza. E que é justamente essa a faixa de pessoas que mais e me utiliza métodos contraceptivos. Portanto, relacionar a questão climática apenas ao aumento da população sem levar em conta o poder aquisitivo e o estilo de vida das populações é transferir o ônus da questão para a maioria pobre – e que, por não consumir sequer o básico, impede um aumento das emissões muito maior do que o registrado até o momento.
Como já tive a oportunidade de escrever neste blog, o que mais me assusta atualmente é que sustentabilidade e mudanças climáticas estão virando papel de embrulho para empacotar qualquer coisa. Hoje, para chamar a atenção para um tema, basta relacioná-la com mudanças climáticas. Além de ser desonesta, essa atitude levará inevitavelmente ao efeito ressaca, quando ninguém vai querer ouvir falar de clima! E aí o que é realmente sério e urgente vai sofrer para obter a atenção necessária... 
 A partir do ano que vem a União Européia utilizará indicadores ambientais para complementar o cálculo de seu Produto Interno Bruto. Serão incluídos dados sobre o nível de poluição e de impactos ambientais dentro do bloco europeu, questões como biodiversidade, mudanças climáticas, uso de água e geração de resíduos. Há, ainda, a intenção de divulgar tais dados com mais agilidade, já que atualmente eles levam de dois a três anos para serem atualizados.
A partir do ano que vem a União Européia utilizará indicadores ambientais para complementar o cálculo de seu Produto Interno Bruto. Serão incluídos dados sobre o nível de poluição e de impactos ambientais dentro do bloco europeu, questões como biodiversidade, mudanças climáticas, uso de água e geração de resíduos. Há, ainda, a intenção de divulgar tais dados com mais agilidade, já que atualmente eles levam de dois a três anos para serem atualizados.
 Gostou dos bichinhos da foto ao lado? Não, nada de nojo, por favor: eles podem vir a turbinar sua vida no futuro. Literalmente.
Gostou dos bichinhos da foto ao lado? Não, nada de nojo, por favor: eles podem vir a turbinar sua vida no futuro. Literalmente. A imagem aí do lado é da minha cidade, São Paulo. Não é filtro, nem photoshop: o ar fica efetivamente assim por causa da poluição gerada pelos carros. E na terra, fica todo mundo parado, por causa do trânsito... Tudo em nome da potentosa indústria automobilística e da ilibada Petrobrás! É tão óbvio que os interesses deles são mais importantes que o interesse da população em geral, né?  Mas chega de ranhetices! Leia abaixo um delicioso texto do Bruno Blecher, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, postado em seu blog.
A imagem aí do lado é da minha cidade, São Paulo. Não é filtro, nem photoshop: o ar fica efetivamente assim por causa da poluição gerada pelos carros. E na terra, fica todo mundo parado, por causa do trânsito... Tudo em nome da potentosa indústria automobilística e da ilibada Petrobrás! É tão óbvio que os interesses deles são mais importantes que o interesse da população em geral, né?  Mas chega de ranhetices! Leia abaixo um delicioso texto do Bruno Blecher, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, postado em seu blog.