O que você achou da campanha em prol das sacolinhas plásticas?

Como milhóes de brasileiros, eu estava assitindo o último capítulo de Caminho das Índias quando vi o comercial da Abiplast sobre as sacolinhas plásticas. Trata-se do início de uma campanha orçada em R$ 7 milhões, custeada por fabricantes de sacolas plásticas e empresas petroquímicas, como Braskem, Quattor e a Petrobras. Ela conta com o apoio de um site e tem o suposto intuito de "tentar esclarecer a população a respeito do uso consciente das sacolas e do real impacto do produto ao meio ambiente", como escreveu o jornal O Estado de S. Paulo nesta última quarta, dia 9 - numa flagrante evidência de como o jornalismo brasileiro está distante da postura crítica que desejada (e alardeada em suas campanhas publicitárias). Caso você não tenha visto, clique abaixo e assita o filmete:



Bom, vamos começar pelo básico: a finalidade básica da sacola é transportar mercadorias. Ponto. Os demais usos, mostrados no filme, foram criados pelo consumidor justamente porque há sacolas plásticas em demasia em nossas casas. Se não houvesse, as soluções seriam outras - e poderiam ser mais sustentáveis. Por exemplo, o saco de lixo do banheiro pode ser de papel.

Chocou-me sobremaneira aquela cena das crianças jogando futebol com uma bola feita de sacolas plásticas. Uma bola feita de sacolas plásticas é uma evidência da pobreza, não é uma forma bacana, alegre, legal de usar o plástico, como vcs tentam mostrar! Sinceramente, eu fiquei passada com a tentativa de inverter a simbologia daquela imagem!

Outro problema sério da campanha é que ela destaca que há que se dar um descarte correto, porém deixa essa questão sem resposta, pois sabemos que a reciclagem de sacolas plásticas praticamente não existe na prática. Isso tampouco é resolvido com eficiência no site da campanha: embora ele tenha uma ferramenta "muderrna", baseada em google maps, ele simplesmente não dá resposta sobre os recicladores perto do endereço que você digita! Para falar a verdade, no site do Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos (!!!!) é possível muito mais informações - e de muito melhor qualidade!

O plástico gera emprego, renda e produtos muito úteis para nosso dia-a-dia, porém eles não se degradam e, por isso, causam um problema ambiental seríssimo. Não faz sentido colocar no ambiente um produto que vai demorar séculos para se degradar e cujo uso foi de alguns minutos, para transportar um produto do guichê de pagamento ao carro e do carro para dentro de casa! Sua reutilização, portanto, deve ser estimulada, sim, porém seu consumo deve ser reduzido para que possamos aproveitar o que já existe - e não colocar mais lixo no ambiente. A cadeia de reciclagem e reaproveitamento tem que ser mais competitiva e, para tanto, é preciso que o uso do usado seja estimulado, não o do novo para gerar um usado.

Ao invés de gastar R$ 7 milhões para fazer greenwashing, as empresas fabricantes de sacolas plásticas e de matérias primas para tais sacolas deveriam destinar esses recursos para a pesquisa de materiais e tecnologias menos danosas ao ambiente, reciclando seus negócios. É como geradores de tecnologia e de produtos que as empresas podem contribuir para a sustentabilidade de nossa sociedade, e não com supostas ações de "esclarecimento" que nada mais são do que defesa de interesses setoriais.

E você, o que achou desta campanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...