Global Wake Up Call - Hora de Acordar Global acontece nesta segunda, 21 de setembro, em todo o mundo

Em dezembro, a ONU reunirá decisores de todos os países associados para deliberar sobre como será a continuidade do Protocolo de Quioto. Dada a complexidade do tema, várias reuniões preparatórias têm sido realizadas. Nelas, está ficando evidente a má vontade de todos os países em colaborar. O que é um contrassenso, já que tais pessoas foram nomeadas para nos representar e nos defender. Mas eles só representam o interesse de pequenos grupos de interesse - por exemplo, os produtores de petróleo (no nosso caso, a poderosa Petrobrás), os fabricantes de veículos... Os lobbies econômicos estão se sobrepondo ao princípio de precaução que é preciso adotar em relação às mudanças climáticas. Já existem estudos suficientes que mostram que a postura preventiva deve ser adotada. Mas a menos de 100 dias do evento que deve decidir o quanto seremos preventivos, tudo indica que também na ONU as coisas podem acabar em pizza.

Por isso várias ONGs de todo o mundo estão chamando para um dia mundial de manifestações, que acontece amanhã, segunda, 21 de setembro. A Hora de Acordar Global, tradução literal do nome original (Global Wake Up Call) já tem mais de 200 eventos agendados no Brasil. Para saber se vai rolar um perto de você, entre no site da campanha: http://www.tictactictac.org.br/ Em São Paulo, por exemplo, haverá uma manifestação no vão do MASP, na Avenida Paulista, entre 12h00 e 14h00.

É importante participar para mostrar que a sociedade civil (= eleitores, = consumidores) está antenada. As imagens entrarão nos noticiários e poderão sensibilizar os líderes que se reunirão no dia seguinte, 22 de setembro, na Assembléia Geral da ONU para dizer o que esperam decidir em Copenhague, em dezembro. O Presidente Lula será o primeiro chefe de Estado e Governo a falar na assembléia da ONU no dia 22 e falará em seu nome - faça com que ele saiba o que você quer dizer: participe da Hora de Acordar Global!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...