10 mitos sobre sustentabilidade

1 – As pessoas não sabem o que é sustentabilidade
Ok, o conceito de sustentabilidade está em construção, porém sabemos o que não é sustentável. Já é um começo, né, greenwashers?

2 – Sustentabilidade é assunto da esfera empresarial
Sustentabilidade é um novo jeito de ver o mundo por pessoas, governos e empresas. Cada um tem seu papel e sua importância na tarefa de construir um mundo mais justo, humano e com melhores perspectivas para nossos descendentes.

3 – Sustentabilidade = meio ambiente
Nãããããoooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sustentabilidade engloba questões ambientais, mas não se restringe a elas. Na verdade, o fator humano é o preponderante porque o planeta vai sobreviver, mesmo se nos matarmos numa guerra nuclear ou se conseguirmos elevar a temperatura em 100⁰C!!!! Somos nós, humanos, que estamos em risco – e colocando em risco inúmeras outras formas de vida. Para sairmos do risco, precisamos cuidar do meio ambiente, mas também assegurar condições dignas de vida a todos nossos semelhantes.

4 – Sustentabilidade = responsabilidade social
Nãããããoooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É também responsabilidade ambiental, financeira, cultural...

5 – Sustentabilidade se resolve criando um departamento (uma editoria, um decreto) para cuidar disso
Sustentabilidade é um jeito de ver o mundo. Uma maneira de viver. Um sistema de gestão empresarial. Pode ser uma plataforma política. Uma nova cultura global. Em qualquer das hipóteses, é algo transversal que envolve vários atores.

6 – Dá para manter os atuais níveis de consumo sendo sustentável
Hahahaha! Ninguém quer tocar neste ponto mas, não, não vai dar para ter 2 bilhões de pessoas consumindo tresloucadamente e mais de 4 bilhões abaixo da linha da pobreza. O consumo terá que ser mais equilibrado, mais responsável, mais justo e também mais acessível a todos.

7 – Sustentabilidade é luxo de quem é rico
E não deveria ser! Mas tem muita gente que trabalha sustentabilidade segundo regras estabelecidas do marketing, segundo as quais uma novidade é posicionada a um preço mais alto. Se a novidade é vista como algo voltado a um nicho (no caso, o grupo de pessoas preocupado com o tema), o preço mais alto prevalece mesmo depois do lançamento. Nesta visão, o tema é tratado como diferencial de produto, sustentáculo de marca – e não como uma nova cultura, uma nova visão de mundo.

8 – Sustentabilidade é uma moda e, portanto, vai passar
Várias das formas como a sustentabilidade vem sendo tratada devem passar. A tendência em si, no entanto, vai ficar – mas será diferente, daqui a alguns anos, do que é hoje. Afinal, estamos construindo conhecimento a respeito.

9 – Não há evidências científicas que justifiquem essa grita pela sustentabilidade
????

10 – Sustentabilidade não tem a ver comigo
Ah,tá... você é de outro planeta?? Espero que seja quente por lá, porque aqui na Terra a chapa está esquentando....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...