Uma boa notícia: empresa cria tecnologia que transforma CO2 em combustível

Gostou dos bichinhos da foto ao lado? Não, nada de nojo, por favor: eles podem vir a turbinar sua vida no futuro. Literalmente.

Graças a uma nova tecnologia chamada heliocultura, essas adoráveis criaturinhas transformam o CO2 da atmosfera em uma susbstãncia idêntica ao etanol. Sim, foi exatamente isso o que você leu: desenvolveram uma tecnologia que permite tranformar CO2 em energia!!! Para isso, elas são fixadas em painéis solares para absorver o gás carbônico do ar e captar a luz solar. Segundo os autores dessa proeza, a expectativa de produção inicial é de 75 mil litros por acre/ano já em 2011.

Esta maravilha tecnológica tem um nome digno de Organizações Tabajara: SolarConverter. A idéia do fabricante, a empresa Joule, é começar a fabricar em escala industrial os painéis SolarConverter no início de 2010. E olhem a ironia: para estabelecer suas produtoras de combustível, a Joule está procurando por locais ensolarados (ok) porém próximos a instalações que emitam grandes volumes de gás carbônico, como usinas termelétricas e produtores de cimento!!! Quem diria!!!

Bill Sims, CEO e presidente da Joule, explicou em nota publicada no blog Green Tech do site CNET que a produção do etanol de microorganismos é menos custosa, ocupa menos espaço e economiza água, uma vez que os microorganismos utilizados na fabricação do combustível são cultivados em água salgada ou descartada - ou seja, o povo do etanol de cana de açúcar tem que ficar de olho nessa história. Se ela der certo, ela tira a alegada competitividade do nosso produto. Estimativas da Joule indicam que um barril desse líquido custaria US$50, menos do que um barril de gasolina, que está custando aproximadamente US$70.

É esperar para ver no que vai dar. A exemplo de tantas outras notícias sobre tecnologias mirabolantes, pode ser que esta também não dê em nada e caia no esquecimento. Mas é bom acreditar que a tecnologia pode nos tirar da enrascada em que nos metemos. Eu não você, mas eu fiz uma opção de fé no ser humano. Torço, portanto, para essa história dar muito certo!!!

Um comentário:

  1. UAU! Amei essa idéia, e torcerei para que seja implantada NO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijão,
    Clau Nathan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...