Telhados brancos realmente reduzem o aquecimento global?

Você já deve ter visto várias matérias falando que pintar os telhados de branco ajuda a reduzir o aquecimento global. Mas até que ponto isso é verdade?

O princípio é secular - objetos brancos absorvem menos calor que os escuros. É por isso que as casas nas ilhas gregas são todas brancas. Reter menos calor do sol representa menor necessidade de ar condicionado para resfriar ambientes: estudos demonstram que a presença de telhados claros reduz os custos com a utilização de tais aparelhos em 20% ou mais nos dias ensolarados.

Em termos globais, esse raciocínio faz muito sentido, já que na maioria dos países a eletricidade é gerada basicamente a partir da queima de petróleo e carvão. E já é quase consenso entre os cientistas que o clima está mudando em função do maior acúmulo dos gases causadores do efeito estufa na atmosfera. Art Rosenfeld, membro da Comissão Estadual de Energia da Califórnia que está em campanha pelos telhados brancos desde os anos 80, argumenta que se todos os telhados do mundo fossem claros, isso poderia representar uma redução do equivalente a 24 bilhões de toneladas em emissões de dióxidos de carbono nos próximos 20 anos. Isso equivale às emissões de todo o mundo no ano passado.

Mas nesse contexto, o Brasil é exceção, já que aqui a energia elétrica vem de fontes hídricas. Portanto, pintar o telhado de branco aqui só vale a pena se o objetivo for reduzir a conta da luz no final do mês – o que já é um benefício e tanto! Mas para quem mora em locais frios, mudar a cor do telhado é um tiro no pé, já que telhados reflexivos podem significar custos mais altos de aquecimento no inverno. Ou seja, nada de telhado branco na Serra Gaúcha ou em Campos do Jordão!

E o raciocínio do claro-escuro não precisa ficar restrito aos telhados: ainda na década de 90 a Associação Brasileira de Cimento Portland já tinha estudos que mostravam que a pavimentação de ruas e estradas concreto gera economia de energia elétrica na sua iluminação, em virtude do maior potencial reflexivo do concreto em comparação com o asfalto. O menor gasto com energia elétrica por parte do poder público reduziria a pressão pelo aumento de arrecadação de impostos. Porque tudo está interligado: economia, meio ambiente, pessoas. É assim que se pensa sustentavelmente.

Bom, agora você já sabe: se sua casa é em um lugar muito quente, vale a pena pintar o telhado de branco porque você vai economizar energia. Mas, no caso do Brasil, essa iniciativa não contribuirá para reduzir o aquecimento global.

Um comentário:

  1. Muito interessante!!!
    Não sabia disso...vivendo e aprendendo!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...