Riscos e vantagens das sacolas de plástico biodegradável

As sacolas plásticas parecem estar com os dias contados. Redução em seu consumo foi registrada na China e na União Européia. Espera-se o mesmo no Brasil, que atualmente consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), já que grandes varejistas, como WalMart, Pão de Açúcar e Açaí estão promovendo ações de incentivo ao uso de sacolas retornáveis.

Na Europa, onde esse movimento começou primeiro, já houve a reação dos fabricantes das sacolas plásticas, que estão perdendo mercado: a oferta de sacolas em plástico biodegradável. Elas já foram adotadas pelas grandes redes de varejo, como a inglesa Tesco, para atender os clientes que não levam suas próprias sacolas. Obviamente, o marketing dos fabricantes apela para o fato de que elas se decompõem – e aposta na tendência do consumidor voltar ao conforto do produto descartável.

Por isso, a Associação Européia de Recicladores de Plástico lançou um alerta. Porque se houver a ilusão de que o plástico biodegradável pode manter a prática de uso e descarte das sacolas tal como ocorre hoje, ele pode fazer mais mal do que bem ao ambiente. Primeiro, por manter o volume de lixo. Segundo, porque para se tornar biodegradável, esse novo plástico contém metais pesados, como chumbo – em doses minúsculas, individualmente, mas que podem causar um problema ambiental sério, se em uso massivo. A entidade advertiu que esta nova matéria-prima precisa ser bem administrada – tanto em sua quantidade, como em sua destinação. Em um aterro, com baixo índice de sol e oxigênio, esse plástico não se degrada. Com o frio, o processo de decomposição se atrasa. Com muita umidade, ele pára.

Um outro aspecto a ser considerado é a quantidade de petróleo e energia necessários para se fazer uma sacola... para que ela se destrua?? Ou seja, a reutilização das sacolas continua sendo a melhor solução do ponto de vista econômico e ambiental. O biodegradável é apenas a segunda melhor opção – e válida somente para situações nas quais a reutilização não é possível, o que exclui todas as sacolas de supermercados.

5 comentários:

  1. Srs. pois é em minha Cidade Mogi Mirim SP., um sr. vereador de nome STUP TEM UMA LEI DE SUA PROPOSITURA QUE PROIBE O USO DE SACOAS EM SUPERMERCADOS., e tambem uma lei obrigando o uso de sacolas degradaveis. Considerando sua afirmação Sta ou Sr Silvia Dias é mais uma loucura de politicos. Parabens pala informação. 10/07/2010

    ResponderExcluir
  2. o problema não esta nas sacolas plasticas mas, nas pessaos que as utilizam em vez de colocar em lugar para adequados para a reciclagem, preferem descartarem qualquer lugar,até parece que elas tem pernas e vam sozinhas para os rio s etc.

    ResponderExcluir
  3. O melhor a fazer é proibir a utilização de sacolas, seja a comum ou a biodegradável e incentivar o uso de sacolas de tecidos pelos consumidores. Outra forma, é oferecer descontos em produtos sempre que não for utilizar sacolas de plástico e, aos poucos esse consumo vai decaindo.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente eu acho que as sacolas plásticas devem mudar de material e não sumirem do mercado.
    Pois desse jeito ajudamos o nosso planeta e nos mesmos ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...