Instituto Ethos lança Manual de Incorporação dos Critérios Essenciais de Responsabilidade Social Empresarial

O Instituto Ethos acaba de lançar o Manual de Incorporação dos Critérios Essenciais de Responsabilidade Social Empresarial. Produzido no âmbito do Programa Tear, ele pretende orientar as empresas na incorporação dos critérios de responsabilidade social empresarial (RSE) em sua gestão e administração, ajudando-as a estabelecer relações comerciais sustentáveis e socialmente responsáveis. A idéia é que o manual facilite a ampliação do objetivo básico do Programa Tear, que é a disseminação desses conceitos e, consequentemente, a ampliação das oportunidades de mercado para as pequenas e médias empresas.

De acordo com a publicação, os critérios essenciais de RSE estão agrupados em sete grandes áreas de interesse: direitos humanos; direitos das relações de trabalho; proteção das relações de consumo; meio ambiente; ética e transparência; diálogo/engajamento com stakeholders; e governança corporativa.

O manual busca ajudar a empresa a relacionar esses temas com suas atividades e orientá-la a implantar práticas responsáveis na gestão interna e nas relações comerciais. Na publicação, o leitor tem acesso a uma lista de documentos, instrumentos e fontes de referência que ampliam e esclarecem os conceitos de gestão sustentável. Cita exemplos de formas encontradas por diversas empresas para implantar práticas inerentes a cada critério e orienta a análise do grau de evolução em que se encontra a empresa, verificando sua consonância com as legislações e as autorregulações, certificáveis ou não, em cada tema e critério.

Ao fazer essa análise mais detalhada e sistêmica de seu negócio, a empresa poderá planejar-se, utilizando para isso os próprios critérios essenciais de RSE ou as diversas ferramentas de gestão para sustentabilidade que existem atualmente. Entre elas, o manual relaciona os critérios essenciais de RSE com três ferramentas complementares, de amplo alcance no Brasil: os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial 2008, os Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas 2007 e as Diretrizes para Relatório de Sustentabilidade 2006 GRI (G3), da Global Reporting Initiative (GRI).

3 comentários:

  1. Bom dia Silvia, gostaria da sua ajuda. Existe algum site onde eu possa ter mais ou menos uma média do quanto se gasta na fabricação do papel comum e o custo do papel reciclável. Quero entender como é possível convencer às empresas utilizarem o papel reciclado, quando eles custam mais caros que os outros. E onde também, o consumo do papel é imenso. Ou seja, pagar mais caro? Por que?

    ResponderExcluir
  2. Para algumas empresas o argumento do desenvolvimento sustentável, muitas vezes não convence. Principalmente quando se vive num capitalismo selvagem!

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma questão que precisa ser encaminhada para a Bracelpa, a associação do setor, pq existem estudos a favor do reciclado e a favor do certificado - e cd fabricante usa o estudo q mais lhe convém.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...