Higienópolis explica Brasília

"Entre a intenção e a ação cai a sombra", disse T.S.Eliott no poema Homens Ocos. Hoje, entre a intenção e a ação, o que caiu foi a máscara. Em Higienópolis, caiu a máscara da hipocrisia. Pois não se trata de uma questão de quantos metros separa uma estação de outra, mas na qualificação como "interesse dos moradores" a supressão do livre direito de ir e vir das pessoas de outros bairros. Em Brasília, está caindo a máscara do agronegócio: a cada novo discurso em plenário, enquanto se aguardava o texto do relator Aldo Rebelo, ficava mais evidente que são as razões da economia - e não da prudência, do bom senso ou da responsabilidade - que norteiam a pressa em aprovar o Código Florestal.

Mas estas não foram as únicas máscaras que caíram hoje.

Em São Paulo - cidade que se orgulha de ter uma política municipal de mudança do clima - os vereadores obstruíram a votação do projeto de lei que veta a distribuição de sacolas plásticas no comércio da capital. Um enorme retrocesso!

Acompanhei a sessão da Câmara dos Deputados e, confesso, estou envergonhada com nossos representantes. Ouvi pérolas como "o Brasil é o país da clorofila" ou "os créditos de carbono atrapalham a produção agrícola". Como notou Andrea Vialli, do Estadão, nem o nome do relator os deputados sabiam: de Rebelo ele virou Rabelo para a maioria dos que se manifestavam ao microfone.

De onde vem essa gente tão irresponsável, tão arrogante, tão inconsequente? Como pudemos eleger esse Congresso?

E talvez uma resposta esteja em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. Lá, onde a maioria das pessoas tem boa alimentação e educação, brotaram argumentos que não conseguem disfarçar a arrogância e o preconceito. Como, por exemplo, a declaração de uma moradora do bairro ao jornal Folha de S.Paulo, na qual ela usou o termo "gente diferenciada" para se referir às pessoas que "ficam ao redor das estações do metrô". Confira a matéria aqui. Ou ainda quando o presidente da Associação Defenda Higienópolis, Pedro Ivanow, diz que o movimento no local, com a implantação da estação, traria "inconvenientes" ao bairro.

Trata-se de um exemplo fresco e cristalino da mentalidade "zelite" - que, diga-se de passagem, ficou toda ofendidinha no Facebook e no Twitter. Tudo é chato, gente que critica é chata, eu não tenho que dar satisfação do que eu digo ou penso, afinal eu tenho grana e status e bom gosto, compro na Daslu, frequento os melhores restaurantes - quem você pensa que é para me criticar?

Meu mundo é meu umbigo. A Razão é minha razão. A Lei é a minha lei: a lei de quem tem grana. De quem é mais forte economicamente.

Sem perceber, estamos adentrando em uma nova fase da Barbárie. Sem nunca ter estado, de verdade, no Estado de Direito.

Quando as máscaras caem, Higienópolis explica Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...