Porque é importante reciclar eletrônicos

Quando se fala em reciclagem, a primeira imagem que vem à nossa mente é a do reaproveitamento de materiais. Sim, isso também é possível com os eletrônicos. Mas no caso de pilhas, baterias, computadores e TVs há um motivo mais grave: impedir que metais pesados e substâncias tóxicas sejam liberadas no ambiente.

Nada menos que 25% do peso de um tubo de TV antigo (não de plasma ou LCD) ou de um monitor de computador é constituído de chumbo. A exposição crônica a este metal causa tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração, sintomas que podem progredir até o delírio, convulsões, paralisias e coma – além de anemia e complicações renais.

Um monitor também possui fósforo, na forma de pó – que concentra boa parte do chumbo do aparelho e, portanto, pode causar intoxicação se inalado, quando o monitor se quebra. Mesmo se ninguém respirar o pó, ao atingir o solo, ele o contaminará.

Isso para não falar nas lâmpadas fluorescentes! Elas possuem mercúrio, metal que pode causar lesões no sistema neurológico e levar até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração. Sim, a concentração por unidade é pequena – cada lâmpada possui entre 5 e 20 gramas. O problema é que a falta de informações claras ao consumidor faz com que o descarte seja feito com o lixo comum. Dependendo de seu destino, esse lixo, com várias lâmpadas, pode contaminar solos e lençóis d'água, e, conseqüentemente, os alimentos, ou ainda populações que morem perto de aterros e lixões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...