Consumidores que querem ser vendedores

O instituto de pesquisas norte-americano TrendWatching, especializando em tendências de consumo, acaba de divulgar um novo estudo. Intitulado Sellsumers, neologismo resultante da junção das palavras seller (vendedor) e consumer (consumidor), ele conclui que os consumidores estão cada vez mais interessados em serviços que lhes permita ganhar algum dinheiro.

Os consumidores que são vendedores, ou vendedores que são consumidores, podem ser divididos em categorias:

1 – Espaço – que tal interligar pessoas que têm algum tipo de espaço para comercializar? Pode ser uma vaga de carro, como ocorre no Reino Unido, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Ou um local bacana para acampar. Ou qualquer outro espaço! Para o consumidor, o valor do serviço está em colocá-lo em contato com possíveis interessados.

2 – Ecologia – na Irlanda, no Reino Unido, na Austrália e na Califórnia (EUA) já existe regulamentação que permite ao consumidor destinar o excesso de energia produzido por auto-geração (painéis solares, por exemplo) para o sistema operacional que abastece esses locais. Ah, sim, e receber ($$) por isso.

3 – Criação – viabilizar o potencial criativo do cliente e ajudá-lo na comercialização dos seus produtos. As editoras de autor são um exemplo.

4 – Conteúdo – permitir que o consumidor receba pelo conteúdo de seu blog a partir de um certo número de acessos, por exemplo.

5 – Outros – oferecer uma central de aluguel de coisas, qualquer coisa, para outras pessoas; centralizar o cadastro de pessoas que estão dispostas a oferecer seus carros para ações de marketing e promoção das empresas; distribuir produtos e serviços de jardinagem feitos por pessoas comuns; ou criar um serviço de entregas que pega carona nas viagens que as pessoas farão.

Embora haja, sim, um aspecto circunstancial por trás desse movimento, que é a atual crise econômica, os consumidores-vendedores estão também atrás da expressão pessoal e da experimentação do empreendedorismo – integrando, desta forma, a megatendência da participação do consumidor na cadeia produtiva. E você deve ter reparado que vários destes serviços reduzem desperdício (de espaço, de viagens) e estimulam práticas sustentáveis.

E você? Você consumiria um serviço que o transforma em um vendedor?

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