Case: você conhece o hotel Ponto de Luz?

Eu estive lá, achei que conhecia... e descobri que não nesta manhã, quando a Jô, gerente de negócios do Hotel Ponto de Luz (Joanópolis, SP) contou em detalhes o que é feito lá aos membros do Comitê de Sustentabilidade do WTC, organizado pelo Floreal Rodriguez.

Eu achava que o Ponto de Luz é somente um spa holístico com uma excelente infra-estrutura de serviços para meditações e massagens e terapias alternativas. Eis que hoje tive a grata satisfação de descobrir que ele é um cases de sustentabilidade interessantíssimo sob todos os aspectos:

* HUMANO – o Hotel Ponto de Luz empregou pessoas da região durante sua construção e continua usando mão de obra e fornecedores locais. Os colaboradores, todos registrados, têm acesso à mesma alimentação das demais pessoas que freqüentam o local (respeitando o paladar regional, obviamente) – o que é raro nessa indústria! E mais: eles têm bolsa de estudos, programa de qualidade de vida e acesso aos mesmos tratamentos dos hóspedes! Fiquei com vontade de trabalhar lá!

* SOCIAL – por si só, a oferta de emprego e a aquisição de mercadorias de fornecedores locais já contribuem com a fixação das pessoas na região. Mas o Ponto de Luz foi além: ao perceber que a comunidade no entorno do empreendimento não tratava esgoto, entrou de casa em casa para instalar fossas sépticas (não negras). O bom relacionamento com os vizinhos não poderia dar outro resultado senão boas parcerias: hoje o Ponto de Luz já conta com produtores orgânicos para fornecer os itens que eles não produzem internamente. E o dono do terreno onde se encontra a mina de água que abastece o hotel, preocupado com a preservação daquela água, os procurou espontaneamente para vender o local!

* AMBIENTAL – basta olhar para o hotel para perceber que o projeto foi concebido para interferir o mínimo possível, integrando-se à paisagem. Foi feita a recuperação da mata no terreno do hotel, o qual foi construído com materiais rústicos e conta com aquecimento solar e estação de tratamento de esgoto. No seu entorno, foram adquiridas terras para evitar sua degradação pelo avanço da agricultura local. Aliás, quem vai lá e se encanta com o lugar é convidado a comprar terrenos na região para ampliar as áreas de preservação. E não é que tem dado certo? Diversos hóspedes já compraram terras no local! Os hóspedes, aliás, são incentivados a participar do projeto, reduzindo as trocas de toalhas (para reduzir o consumo de água) e separando o lixo para reciclagem. Também chamou minha atenção a estação de tratamento das chamadas “águas cinzas” (de lavanderia e cozinha), composta por 5 sistemas de filtragem que geram 2,5 mil litros/dia para irrigação. E, naturalmente, a maravilhosa horta orgânica de meio alqueire que eles têm lá: quem já se hospedou no Ponto de Luz sabe que não existe comida igual no mundo!! Também, pudera: tudo é adubado com a compostagem produzida com o resíduo orgânico do hotel!

De 2008 para cá, o Ponto de Luz começou uma nova etapa dentro de seu projeto de sustentabilidade: a introdução do Sistema Agro Florestal, por meio do qual serão cultivados cinco anéis de agroflorestas com leguminosas, hortaliças e árvores frutíferas com fases diferentes de frutificação.

A abordagem é muito interessante: as sementes são jogadas na terra, porém sem práticas convencionais de cultivo, pois o intuito é que deixar que a germinação ocorra de forma espontânea, dentro da seleção natural do próprio ambiente. O Sistema Agro Florestal será usado na horta e também no Morro das Bruxas, em frente ao hotel – neste caso, com a finalidade de alimentar os animais silvestres da região, que são poucos, infelizmente, por conta das monoculturas (batata e eucalipto) fortemente baseadas no uso de agrotóxicos que predominam na região.

O Ponto de Luz foi fundado há 15 anos, na época como uma opção de vida de seus proprietários. Hoje, eles têm consciência de que se trata de um negócio sustentável.

Em todo os sentidos da palavra!


Um comentário:

  1. Olá, Silvia,
    Gostei muito da matéria sobre o Ponto de Luz e o trabalho com sustentabilidade.
    Divulgando estas iniciativas teremos mais pessoas e empresas neste caminho.
    Um grande abraço e obrigada.

    Jorene Ferro
    Gerente de Negócios
    Hotel Ponto de Luz
    Caixa Postal 035 - Joanópolis - SP - CEP: 12980-000
    Fones: (11) 4539-9382/ 3112
    www.hotelpontodeluz.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...