E por falar em coerência, li hoje em O Estado de S. Paulo que o Banco Itaú não explicou porque está encerrando as atividades da financeira Taíí. É, quando vi o relatório de sustentabilidade dessa instituição - um catatau de três volumes!! - logo percebi que transparência não é um conceito introjetado na cultura deles...
De boas intenções o inferno está cheio
Vejam porque eu acredito que quem trabalha com comunicação e marketing PRECISA se qualificar em sustentabilidade: a rede inglesa de supermercados Tesco lançou uma promoção para incentivar os consumidores a trocar as lâmpadas convencionais pelas de baixo consumo. Além de elevar vendas, esta iniciativa certamente beneficiaria as comunidades atendidas pelas rede, que teriam uma redução no seu consumo de energia... não fosse por um pequeno detalhe: para incentivar a troca, a rede converte a compra em milhas para vôos aéreos. Só que aviões são um dos principais emissores dos gases de efeito estufa da atualidade - tanto que se cogita impor cotas de redução de CO2 à indústria aeronáutica na Convenção do Clima de Copenhagen. Ou seja, é mais ou menos como oferecer um maço de cigarros de brinde para quem comprar um patch de nicotina.
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