Páscoa Sustentável

Seja pela lembrança da libertação do povo escolhido do cativeiro no Egito ou da morte e ressurreição do Messias – ou até pelos ovos do coelhinho, símbolos pagãos de fertilidade! – a Páscoa remete à possibilidade de (re)nascimento, renovação e libertação. Que tal então comemorar a data fazendo coisas novas e que simbolizem um compromisso com o futuro?

Comprar ovos de Páscoa com embalagens mais simples é um começo. Poucos produtos esbanjam tanto papel e plástico para acomodar meras gramas do que vai efetivamente ser consumido! E se você receber aquele ovo que vem em caixa dentro da qual tem um berço de plástico onde está um produto envolto em papel alumínio (ufa!), não se esqueça: separe cada material e leve a um posto de coleta seletiva de lixo.

Ao comprar, lembre-se de incluir alguns itens para dar a entidades que cuidam de crianças e idosos carentes. Pequenas lembranças em festas tipicamente familiares, como Natal e Páscoa, contribuem para humanizar a situação de quem não vive em família.

Aliás, que tal aproveitar que a Páscoa é sinônimo de renovação para criar novas tradições? Por exemplo: levar as crianças para a rua ou um parque e plantar uma árvore com elas! Esse é um ato que pode ser repetido todo ano, escrevendo uma história familiar na paisagem urbana. Dicas sobre como e o quê plantar estão aqui.

Mas Páscoa é também sinônimo de almoço em família. Na hora de preparar a comida, privilegie receitas que demandam menos energia (= menos tempo de forno, fogão e microondas). Converse com amigos e faça compras conjuntas de itens cuja embalagem traz quantidades maiores do que o que você precisa – além de descartar menos embalagens no ambiente, você também perceberá a economia no bolso. E após a refeição, nada de jogar os restos do prato no lixo! Junte tudo e prepare uma marmita bacana para aquele cão de rua que não tem dono – apenas lembre-se de não colocar salada (que eles detestam) e de tirar os ossos pequenos, que podem causar danos ao trato digestivo do animal.

E que todos nós tenhamos uma Boa Páscoa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...