E como fica a mobilização da opinião pública agora?

2009 foi um divisor de águas na história das organizações não governamentais de cunho ambientalista: foi o ano em que elas decidiram unir forças em escala mundial para sensibilizar a opinião pública em torno de um tema, a urgência de um acordo climático. Foi assim que nasceu a campanha Tic Tac (ou, em inglês, TckTck, onomatopéia do som do relógio que visava chamar a atenção para o fato de que estamos correndo contra o tempo). Sob sua égide foram promovidos eventos no mundo todo, bem como um abaixo-assinado com alcance quase planetário. Este é, sem dúvida, o grande avanço trazido pela CoP15 para o movimento ambientalista. O outro ganho, obviamente, foi o maior engajamento da sociedade.

Mas, e agora? Ainda existe espaço para mobilizações?

A resposta é sim:

1 - A opinião pública precisa continuar mobilizada para que a CoP16 traga o avanço que esperávamos em Copenhagen: não tenho dúvidas que foi a atenção pública mundial que impediu um greenwashing na CoP15. Aliás, um detalhe: naquela guerra de titãs, a força da transparência dada pela imprensa e pelas ONGs presentes, bem como a mobilização da sociedade, expressa na marcha dos 100 mil, tiveram poder suficiente para deter a tentativa de se fechar um acordo de araque. E você deve ter idéia da quantidade de interesses (e do poder por trás de tais interesses) que se movimentavam contra o acordo. Portanto, a força da opinião pública se fez presente, sim, e mudou o rumo da situação, sim, e precisa continuar agindo.

2 - Existe muito espaço para a questão ambiental penetrar na agenda da sociedade. Mesmo mobilizando milhões de pessoas ao redor do mundo, notadamente os formadores de opinião, temas ambientais ainda não são mainstream. Minha experiência na CoP tangibilizou isso de forma inequívoca: para quem estava lá, aquilo era o assunto mais importante do momento, o único assunto; mas falando com amigos aqui no Brasil eu topava com gente que sequer sabia o que estava acontecendo! Isso para não falar nos principais portais de notícias aqui do Brasil, que em alguns momentos chegaram a tirar a CoP15 da home por conta de outros assuntos considerados mais importantes. Fofoca de artista, por exemplo. Muito mais importante, sem dúvida alguma! Então, se existe uma parcela que pode ter "desistido" por causa do balde de água fria que a CoP15 foi, por outro existem muitos para os quais o tema é novidade.

Amanhã falarei um pouco mais sobre essa parcela que pode ter se desiludido. Encontrei alguns dados sobre os EUA, terra das estatísticas (oba!), que fazem pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...