Tetra Pak lança portal de educação ambiental para alunos e professores

Mais uma ferramenta para professores e seus queridos alunos trabalharem temas ambientais em sala de aula: a Tetra Pak está lançando o portal http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/, que reúne em versão eletrônica todos os materiais já desenvolvidos pela empresa para esses públicos. Afinal, desde 1997 a empresa já realizava o projeto “Cultura Ambiental nas Escolas”, enviando via correio um kit completo com cartilhas, folders, pôster informativo e um filme em DVD para auxiliar os professores. Mais de 40 mil escolas receberam este material nos 12 anos do Projeto e cerca de 6 milhões de crianças foram beneficiadas. O lançamento do portal visa ampliar e facilitar o acesso a esse material já que, segundo o fabricante, cerca de 25% de todas as escolas municipais e estaduais possuem acesso à internet com conexão em banda larga.

Entre as novidades, o portal traz uma área exclusiva para professores, com orientações detalhadas e dicas de como colocar a teoria em prática na sala de aula. Os professores contam ainda comm o apoio de oficinas pedagógicas, realizadas periodicamente, que mostram como os materiais podem ser usados em sala de aula, com sugestões de atividades e troca de informações entre os professores. Com o lançamento do Portal, ocorrerão versões online dessa capacitação a partir do ano que vem. Já na área do aluno, além de informações sobre reciclagem e coleta seletiva, são apresentados vídeos e fotos com detalhes dos processos, e os jovens também podem testar o aprendizado nos jogos interativos.


O Portal de Educação Ambiental é a segunda incursão da empresa na Internet com foco em sustentabilidade. Em 2008 a empresa lançou o site Rota da Reciclagem (http://www.rotadareciclagem.com.br/), o primeiro buscador específico de pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos). O site conta com a tecnologia do Google Maps para apontar a localização e o contato de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e comércios ligados à cadeia de reciclagem de embalagens da Tetra Pak pós-consumo em todo o território nacional. Desde sua criação em março de 2008, o Rota da Reciclagem já recebeu mais de 160 mil visitantes e mais de 215 mil buscas por pontos de coleta seletiva. Atualmente cerca de 700 cooperativas e associações de catadores de recicláveis, 600 comércios de recicláveis e 500 PEV's - Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis - estão cadastradas no sistema. O Brasil é um dos grandes recicladores mundiais de embalagens TetraPak, com mais de 50 mil toneladas recicladas ao ano. Depois de recicladass, elas podem ser transformadas em caixas de papelão, telhas e placas para construção civil, canetas, vassouras, móveis, etc. Atualmente, cerca de 40 empresas brasileiras reciclam a embalagem da Tetra Pak, gerando empregos e renda em uma cadeia de reciclagem que cresce ano a ano no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...