Itaipu promove campeonato de arremesso de celulares e notebooks

Ainda estou em dúvida se dou risada ou se choro com a notícia divulgada pela Itaipu Binacional. Para comemorar seus 35 anos, em outubro, e como parte das atividades da Semana da Segurança Empresarial, a empresa promoverá a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de Arremesso de Celular e o 1º Campeonato Mundial de Arremesso de Notebook no estádio do Gramadão, em Foz do Iguaçu. Para deixar a iniciativa ainda mais esdruxula, uma equipe de engenharia de Itaipu está projetando um globo feito de lixo eletrônico...

Sinceramente, não sei se esse tipo de iniciativa contribui para chamar a atenção sobre o problema gerado pelo lixo eletrônico, como a empresa divulga em seu press release Tenho a impressão de que ela apenas cria um factóide midiático (tanto que já aconteceram torneios semelhantes aqui em São Paulo, promovidos por um programa de entretenimento do canal Multishow) que resulta tão somente no reforço à percepção de que estes produtos são fácil e totalmente descartáveis. Ou você se sente sensibilizado para a questão do acúmulo de materiais tóxicos no ambiente, provocado pelo descarte indevido desses produtos, ao ver a imagem de alguém arremessando-os para tentar ver quem alcança maior distância, como numa prova esportiva?

Reforça meu argumento o fato de que o arremesso de celulares foi "inventado" por um fabricante, a Nokia, que promove a prova anualmente na Finlândia há dez anos - e certamente ela não faz isso para promover a redução nas vendas de celulares... Agora, cá entre nós, a noção de que esses produtos são descartáveis já não está suficientemente disseminada entre os consumidores? Não basta venderem celulares que quebram em um ano? Ou que ficam obsoletos para os novos aplicativos em prazo pouco maior que isso?

Como os celulares são subsidiados pelas operadoras, não percebemos o quanto estamos jogando de dinheiro fora. Porque, sim, o aparelho acaba sendo pago por nós, consumidores, ao longo da conta telefônica. E quando somos obrigados a trocá-lo, geramos resíduos desnecessários no ambiente: mesmo considerando que existe resolução do Conama que obriga o recolhimento de baterias, devemos nos lembrar que seu material não é reintroduzido no ciclo produtivo, ao contrário do que acontece com as latinhas de alumínio. E o restante do aparelho não tem reciclagem obrigada por lei.

A Itaipu aproveitará o evento para montar postos de arrecadação de lixo eletrônico em Foz do Iguaçu. Segundo a empresa, o material arrecadado será doado para a Cooperativa de Agentes Ambientais da cidade. Resta saber se eles têm os meios para dar a correta destinação a equipamentos cujo desmonte é caro, complicado e que contêm metais pesados.

Já que Itaipu produz energia elétrica, não faria mais sentido a empresa promover campanhas de economia de energia, se ela quer se mostrar "sustentável"? Pois é: perder vendas ninguém quer! Agora, promover ações que geram mídia, aparentemente corretas e, principalmente, sem qualquer relação com o próprio negócio, aí tudo bem, né?

2 comentários:

  1. Gabriel Antonio de Campos Netodom. ago. 16, 04:43:00 PM

    Silvia bom dia!
    Algumas informações:
    O II Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o I Mundial de Arremesso de notebook são organizados pela ARESF, Associação Recreativa e Esportiva Segurança Física, a ITAIPU como o ROTARY Clube Cataratas, Secretaria do Meio Ambiente e de Esportes de Foz do Iguaçu e Grupo de Escoteiros são apoiadores.
    A idéia do evento é esta, chamar a atenção da mídia e da população sobre o problema do lixo eletrônico no mundo.
    50 milhões de toneladas de produtos eletrônicos são fabricados por ano no mundo e vemos na internet e em jornais o que os Países ricos estão fazendo com este material, jogando no quintal dos Paises pobres como ocorreu a poucos dias em nossos portos com o lixo domestico vindos da Inglaterra.
    Em 2008 uma equipe da Rede Globo do Programa ESPORTE ESPETACULAR fizeram uma matéria mostrando a união do Esporte e da Conscientização Ambiental e trouxe o Campeão brasileiro de Arremesso de dardo, Julio César.
    Matéria www.arremessocelular.com.br
    Em outubro também teremos a arrecadação de alimentos que serão destinados para o Projeto Mão Amiga, instituição que acolhe moradores de Rua em Foz do Iguaçu.
    Agradeço pela sua atenção.
    gabriel.campos@pop.com.br
    arremessocelular@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelas informações. Porém mantenho minha opinião: não sei se rio ou se choro com iniciativas desta natureza que, como já escrevi, apenas reforçam o caráter descartável do produto mas não educam para o consumo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...