Mais uma campanha polêmica do PETA: até que ponto ela é eficiente?

Você certamente já ouviu falar do PETA – People for Ethical Treatment of Animals. É aquela ONG que faz campanhas com modelos nuas protestando contra o uso de peles de animais. Embora tenham ficado conhecidos por este tema, a causa deles é mais ampla: eles são contra a matança de animais com qualquer finalidade, inclusive a alimentação. Na defesa do vegetarianismo, eles acabam de lançar uma campanha que está causando polêmica nos EUA.


Trata-se de um único outdoor, em exposição na cidade de Jacksonville, na Flórida. Em inglês, o texto diz “Salve as baleias. Perca os pneuzinhos: torne-se vegetariano”.

Bom, nem preciso dizer que o texto foi considerado sexista, ofensivo... A reação, na opinião de Ashley Byrne, ativista da ONG, é exatamente a que a entidade esperava: “Se o cartaz é chocante, quem sabe ele consiga atrair a atenção das pessoas e ajudá-las a melhorar seu estilo de vida. É uma mensagem que salva vidas”.

Exageros à parte, tanto dos críticos, como dos ativistas, a verdade é que este tipo de abordagem é totalmente ineficiente do ponto de vista de comunicação. O tom agressivo afasta quem não se identifica com a causa e fala apenas com quem já foi “convertido”. Portanto, se o objetivo da campanha era a alegada “mensagem salvadora”, sorry: a campanha está fadada ao fracasso. Agora, se o objetivo era obter visibilidade na mídia, reforçar o posicionamento institucional do PETA e reforçar a lealdade de sua base, aí a história é outra. Pois trata-se da típica iniciativa feita para agradar a paróquia – ou seja, manter alta a moral dos dizimistas, oops, doadores. Mas que não atrai novos fiéis.

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